I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente começa em Paulo Afonso

  • Publicado no dia: 01-10-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Propiciar atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhorias da relação ensino-aprendizagem. É com este objetivo que a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso iniciou as atividades da I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

    As ações em nível municipal estão a cargo do Departamento Sala Verde e da Coordenação de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, (CECADI), da Secretaria de Educação, com os trabalhos coordenados por Márcia Lima, Íris Paz, Marcos Brito e Dolores Moreira, sob a supervisão geral da secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho.

    Esta I Conferência tem como tema Vamos Cuidar do Município, com Escolas Sustentáveis e já teve realizada uma etapa interna nas escolas da rede municipal quando foram discutidos os projetos de ação em torno dos elementos da natureza, água, ar, terra e fogo, envolvendo milhares de alunos numa etapa preparatória para a I Conferência Municipal. Cada escola discutiu e escolheu um projeto de ação que tenha maior viabilidade de aplicação, tanto na própria escola quanto no meio ambiente em seu entorno. O evento contou com a apresentação das Escolas Reunidas, apresentando uma peça sobre a importância da preservação da fauna e flora.

    Estiveram presentes à abertura da Conferência o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno; a secretária de Educação, Selma Carvalho; a professora Valda Arroucha que realizou palestra,  além de representantes da Policia Militar, do Colégio Sete de Setembro,   Montessori, Carlina e Vinícius de Morais e alunos das escolas municipais de Paulo Afonso.

    “Este é um momento que serve para despertar a conscientização dos jovens. É muito importante que possamos transmitir a todos os cidadãos essa verdade de preservação, principalmente às nossas crianças. Que possamos levar para as futuras gerações a importância do nosso meio ambiente”, destacou o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno.

    Nesta I Conferência, o processo envolve mais de 150 pessoas entre diretores, professores, alunos e representantes da comunidade, sendo 20 unidades escolares, entre as quais 17 municipais, 01 particular e 02 estaduais. Foram escolhidos os  projetos para a Conferência Regional, com seus delegados: Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro (delegada Fernanda Amaral de Almeida), Escola Estadual Ministro Oliveira Brito (delegada Bárbara Vitória Lopes), Colégio Montessori (delegado Jefferson Breno da Silva) e Vinícius de Morais (delegada Lilia Fernandes de Souza), além das demais vagas preenchidas, conforme o regulamento: Escola Municipal General Árgus Lima (delegado Melquíades da Cruz), Escola Municipal Guiomar Pereira (delegado Igor Nascimento).

    “Este é um momento de vitória, pois estaremos compartilhando o conhecimento, a importância da preservação e seu espaço. Quero agradecer aos representantes das escolas da rede particular, estadual e municipal de ensino , a toda equipe da Secretaria de Educação e aos agentes ambientais que não mediram esforços para que essa conferência fosse realizada. Que possamos usar esse tempo para aprender e transmitir esse conhecimento para todos”, destacou a secretária de Educação, Selma Carvalho.

    Até o dia 25 de outubro será realizada a Conferência Estadual, quando serão escolhidos os delegados do Estado da Bahia, que participarão de uma reunião preparatória para a Conferência Nacional no dia 22 de novembro e do encontro nacional entre os dias 25 a 29 de novembro de 2013, em Brasília.

    Autor: ASCOM / PMPA