Começou nesta segunda-feira, 20, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, a Conferência que discute o Plano Nacional de Educação. A conferência teve o propósito de melhorar a Educação Pública da Cidade, construindo debates, palestras e discussões sobre as diretrizes do Sistema Nacional de Educação.
Logo na abertura do evento, houve a composição da mesa, onde todos os presentes puderam prestigiar apresentações da Banda Municipal de Paulo Afonso, do Coral dos alunos da Escola São Vicente de Paulo, da Companhia de Dança, da Quadrilha dos Alunos do CEMPA e Coreografia de Crianças da APAE.
Estiveram presentes na abertura do evento o prefeito Anilton Bastos, toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação; o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno; a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara; o secretário de Infraestrutura, Zorobabel Paiva; o secretário de Serviços Públicos, Paulinho de Deus; o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Alexandre; o vereador Marcondes Francisco; a presidente da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Esmeralda Patriota; o representante da DIREC 10, Odinaelton Carvalho, representantes da Rede Particular de Ensino como Jackson Gomes, entre outros.
Para o prefeito Anilton Bastos, este é mais um passo importante que o Município está dando. “A Educação merece investimento, precisamos de Educação de Qualidade. Hoje, estamos dando mais um passo importante no Município. Parabéns aos professores, diretores e todos que realizam a Educação com Qualidade em Paulo Afonso”, enfatizou o prefeito.
Ainda na conferência serão escolhidos membros para participarem da Conferência Estadual, que terá caráter deliberativo, pois, apresentará um diagnóstico da Realidade Educacional Baiana, para planejar um conjunto de propostas que orientarão programas e políticas educacionais no âmbito da Educação Básica, Profissional e Superior, em níveis de Sistema de Ensino Estadual e Municipal.
Segundo a secretária de Educação, Selma Carvalho, a conferência valoriza o processo democrático. “A conferência representa estratégia de ação e consolida um documento oficial, valorizando o processo democrático e de participação da Sociedade na Política Educacional que privamos em construir dessa forma: ouvindo, debatendo, analisando e crescendo junto”, destaca Selma.
A Conferência Nacional está marcada para acontecer em abril do ano que vem, onde os membros que foram escolhidos no município irão representar Paulo Afonso e trazer resoluções para toda e qualquer dificuldade relacionada à Educação na nossa cidade.
Autor: ASCOM/PMPA