Objetivando melhorar cada vez mais o atendimento aos possíveis pacientes da Covid-19, a Prefeitura de Paulo Afonso, por intermédio da Secretaria de Saúde, implantou o serviço de gasometria arterial no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA). O método ainda irá auxiliar no tratamento de outras enfermidades.
De acordo com o enfermeiro Paulo César, o serviço consiste em um teste rápido que é realizado através de uma amostra de sangue retirada de um paciente. O exame é destinado às pessoas que apresentam casos de insuficiência respiratória ou outras complicações. “Essa análise apresenta a qualidade da respiração, além de verificar se os seus pulmões são capazes de mover o oxigênio dos alvéolos para o sangue e remover o dióxido de carbono do sangue”, diz.
Segundo o profissional que atua na unidade hospitalar, os resultados saem em 30 segundos e contribuem nos ajustes da ventilação mecânica “Todos esses parâmetros são fundamentais para tratar os pacientes com problemas respiratórios, insuficiência renal e outras patologias que possam alterar o pH do sangue”, ressaltou.
A avaliação também é recorrida para verificar as condições pulmonares e renais em hospitalizados que vão realizar uma cirurgia, sobretudo em casos cirúrgicos cardiopulmonar ou encefálicos.
Autor: Ascom/PMPA