Gestor e equipe da saúde visitam local onde acontecerá Mutirão da Catarata

Gestor e equipe da saúde visitam local onde acontecerá Mutirão da Catarata

Gestor e equipe da saúde visitam local onde acontecerá Mutirão da Catarata

O prefeito Anilton Bastos e equipe da Secretaria Municipal de Saúde estiveram visitando o Parque de Exposições Djalma Wanderley nesta terça-feira (4), local onde será realizado o Mutirão da Catarata, que acontece de 11 a 17 de março. Na oportunidade foi verificado onde serão montadas as estruturas de atendimento ao público.

O projeto, que leva o nome de Saúde em Movimento, é uma iniciativa do Governo da Bahia, através da Secretaria de Saúde do estado (SESAB) e conta com o total apoio da Prefeitura de Paulo Afonso. A ação contará com uma estrutura móvel, dotada de consultórios oftalmológicos, centro cirúrgico e fábrica de óculos e disponibilizará 1.500 exames e cirurgias de catarata.

“A ideia de trazer mais uma vez o projeto Saúde em Movimento para Paulo Afonso surgiu logo que assumi a Secretaria de Saúde, e graças à atenção ao empenho fundamental do prefeito Anilton Bastos e do então secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, nós estaremos recebendo esse projeto, que é uma estratégia do Governo da Bahia e será uma transformação de vida para as pessoas que há muito tempo aguardam para fazer cirurgia de catarata. Estou feliz também porque dos cinco mil procedimentos destinados aos oito municípios da região, priorizando pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, 1.500 serão disponibilizados para Paulo Afonso, o que representa um ganho para todos nós, considerando os benefícios trazidos pela cirurgia de catarata”, falou o secretário.

Além de Paulo Afonso, que sediará o evento e terá direito a 300 atendimentos por dia, os outros municípios que deverão encaminhar suas demandas com 50 agendamentos diários são: Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida.

“A chamada Estratégia de Atenção Oftalmológica visa a atender todo o território baiano, realizando exames de avaliação e cirurgias de catarata em pessoas diagnosticadas, com idade a partir de 60 anos, encaminhadas pelas secretarias Municipais de Saúde. O projeto contempla também os alunos do programa Todos Pela Alfabetização (TOPA) com uma cota de 200 atendimentos. A diretora informou ainda que além da cirurgia o projeto Saúde em Movimento faz doação de óculos, de acordo com prescrição médica e que a caravana retornará a Paulo Afonso trinta dias depois das cirurgias para fazer as revisões”, destacou a diretora de projetos estratégicos da Secretaria Estadual de Saúde, Cláudia Rodrigues.

Autor: ASCOM/ PMPA

Artigos Relacionados