Folia de ritmos que marca os 30 anos da Copa Vela tem início nesta sexta-feira (6)

• Publicado no dia: 06-09-2019

A Copa Vela, maior festa de rua da região, que completa 30 anos, tem início nesta sexta-feira (6) e se estende até o domingo (8), na Avenida Apolônio Sales e na Prainha. A mistura de ritmos, marca principal da folia, reúne Xand Avião, Léo Santana, Capital Inicial, Sine Calmon, Psirico, Saulo e Jonas Esticado, além dos artistas locais.

Em 1989, quando foi idealizada na primeira gestão do prefeito Luiz de Deus, o destaque era para as competições náuticas na Prainha, que naquele mandato também recebeu atenção especial, com a requalificação e urbanização do local. Com o passar dos anos, a festa cresceu, tornado-se conhecida nacionalmente.

Para o prefeito Luiz de Deus, estar ocupando o cargo de prefeito quando o evento celebra três décadas é um grande presente. “Quando pensamos na Copa Vela, em 1989, queríamos movimentar a Prainha, um local muito bonito, às margens do Rio São Francisco, que dava certo para a prática do esporte à vela. Aquilo foi um sucesso muito grande e até hoje podemos confirmar isso porque é a maior festa de rua da região. Sinto-me muito feliz em poder estar de novo como prefeito celebrando 30 anos de um evento que ajudei a idealizar e realizar”, diz o prefeito.

Para o secretário de Cultura e Esportes, Jânio Soares, celebrar 30 anos da Copa Vela, merece uma festa a altura da relevância do festival. “A cidade já respira Copa Vela. A estrutura da Avenida Apolônio Sales está sendo finalizada. Na Prainha, o clima dos vendedores e dos competidores é muito positivo. Estamos trabalhando incansavelmente para levar uma festa para ficar na história”, afirma.

De acordo com empresários da rede hoteleira, 100% dos leitos estão ocupados, o que favorece a economia. Jânio acrescenta que outros segmentos também são aquecidos. “O comércio gera empregos temporários, os vendedores ambulantes e empresários ganham e a festa economicamente representa lucro para todos os setores”, elenca.

Confira a programação completa da Copa Vela 2019 – 30 anos de alegria!

Avenida Apolônio Sales
    Sexta – 06/09