Estudantes visitam ARPA e Aterro Sanitário do município

• Publicado no dia: 29-04-2022

Nesta quinta-feira (28), os alunos do Centro Universitário do Rio São Francisco (UniRios) participaram de uma visita técnica à Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA) e ao Aterro Sanitário Municipal. A ação foi promovida pela professora Hélvia Almeida como atividade das disciplinas de Direito Ambiental e Instituições de Direito, nos cursos de Direito, Administração e Sistemas de Informação.

Os associados da ARPA destacaram a importância da logística reversa e da educação ambiental na busca de um desenvolvimento sustentável, equilibrando os interesses sociais, ambientais e econômicos do município.

No Aterro Sanitário, os estudantes foram recebidos pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), responsáveis pela Educação Ambiental, pelo licenciamento e fiscalização ambientais e pela secretária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA).
    A EMPESA, empresa responsável pela administração do aterro, apresentou informações sobre os tipos de aterro existentes e sobre os diferentes tipos de resíduos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa, o aproveitamento comercial dos resíduos sólidos e as possibilidades de melhoria na utilização dos resíduos foram alguns dos assuntos debatidos pelos alunos, pelos associados da ARPA, professores e técnicos da Sema.