Estudantes da FASETE visitam Aterro Sanitário Municipal

Estudantes da FASETE visitam Aterro Sanitário Municipal

Estudantes da FASETE visitam Aterro Sanitário Municipal

 

No dia 21 de fevereiro, estudantes do 5º ao 7º período do Curso de Bacharelado em Administração realizaram visita técnica de campo em duas estruturas pertencentes ao ciclo de Saneamento e Meio Ambiente de Paulo Afonso: a ARPA – Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso e ao Aterro Sanitário Municipal.

 

A atividade faz parte das Disciplinas de Gestão Ambiental e Terceiro Setor, sendo coordenada pelos professores Salomão Vergne e Jacques Fernandes e tem a proposta de levar ao conhecimento dos discentes a realidade destas estruturas locais, tão importantes para a qualidade de vida e meio ambiente.

 

Saindo da FASETE, os estudantes visitaram a ARPA, usina de triagem do lixo, onde são separados os itens aproveitáveis (recicláveis) como plástico, papel, vidro, metal, entre outros, dos itens orgânicos, que são encaminhados ao aterro sanitário municipal.

 

Na sequência, os estudantes foram ao aterro sanitário de Paulo Afonso, que foi inaugurado em agosto de 2014, para verificar como se dá a destinação final para o lixo orgânico, entendendo a diferença da estrutura de um aterro, que é apropriado para esta atividade.

 

Em loco, foi constatada a excelente estrutura disponibilizada no aterro sanitário local, que foi construído no modelo de células, que permitem a expansão progressiva conforme a demanda, e também com auditório e espaço para palestras dentro do Programa Municipal de Educação Ambiental.

 

Os Profissionais Gilson e Lano explanaram sobre o ciclo da produção do lixo em Paulo Afonso, demonstrando como se dará a progressiva expansão do aterro sanitário. Frisaram também a grande importância da Educação Ambiental para a formação de cidadãos conscientes e mudança de hábitos sobre consumo.

 

A pesquisa faz parte do NPA – Núcleo de Pesquisas em Administração da FASETE, que em parceria com universidades e entidades públicas, está participando de um projeto regional sobre a qualidade de vida, hábitos de consumo e meio ambiente, onde culminará na criação de um mapa regional sobre este tema.

 

A FASETE agradeceu ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Paulo Afonso pelo acolhimento; à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, ao secretário Wilson Pereira, aos Profissionais Gilson Ramalho e Lano pelo acompanhamento e atenção.

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos