A Prefeitura de Paulo Afonso por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estará inaugurando nesta terça-feira, 10/2, às 18h, na Avenida Getúlio Vargas, antiga escola de informática, a sede do Programa Estação Juventude. O programa é um espaço de convivência para jovens de 15 a 29 anos, onde eles poderão encontrar informações úteis que facilitem a construção de suas próprias trajetórias, buscando as melhores formas para sua formação, bem como projetos futuros. A iniciativa compreende espaço físico e virtual, que geram e alimentam “redes sociais” de interesse comum entre seu público alvo.
Os espaços do Estação Juventude contarão com gestores mantidos pela SEDES, capacitados para fornecer informações e desenvolver atividades que facilitem o acesso dos jovens a serviços e políticas públicas que atendam às suas necessidades. O objetivo principal é instaurar espaços públicos de atendimento à juventude, visando:
Ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos, sobretudo aqueles que vivem em áreas vulnerabilizadas, a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania e ampliem a sua capacidade de inclusão e participação social;
Oferecer tecnologia social para o desenvolvimento de Políticas para Juventude;
PPJ’s permanentes e locais para e com a juventude, por meio de ações que instauram conexões sociais e geram novos serviços;
Criar redes para emancipação da juventude, em especial para os jovens de territórios com dificuldades de garantia de acesso aos direitos.
O Estação Juventude funcionará de segunda a sexta-feira, sendo que nas segundas, quartas e quintas, o horário de funcionamento é das 8h às 20h; nas terças e sextas, das 9h às 21h. As atividades desenvolvidas serão: oficinas de arte e música, palestras, workshop, papo cabeça, apresentações culturais, encontro de artistas, inclusão digital e banco de informações sobre emprego, estágios e editais.
Autor: ASCOM/PMPA