Escolas Municipais se empenham na conquista do selo UNICEF

Escolas Municipais se empenham na conquista do selo UNICEF

Escolas Municipais se empenham na conquista do selo UNICEF

Voltadas para ações sociais, a Escola Municipal General Árgus Lima, no Povoado Juá, desenvolveu o Projeto “Preservar o Meio Ambiente é Coisa de Gente Inteligente”, além de promover exposição e degustação de alimentos do semiárido, confecção de objetos reciclados, palestras e caminhadas ecológicas com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, objetivando uma aprendizagem mais dinâmica e trabalhar as exigências do Selo Unicef.

A conquista do Selo Unicef – Município aprovado, edição 2009/2012 exige ações que visam à realização de boas práticas que relevem o social. No caso de Paulo Afonso, o quesito educacional se especifica com os temas: Educação para a Convivência com o Semiárido e Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico Racial. Tendo em vista o reconhecimento e valorização das culturas indígenas e afro-brasileiras e a sustentabilidade do homem na terra em que habita, as escolas da Rede Municipal de Ensino tem realizado ações de projetos que enalteçam esses itens.

No bairro Jardim Bahia, a Escola Municipal Vinícius de Moraes, em sua Jornada Pedagógica, explorou junto aos professores, gestores e coordenadores pedagógicos o tema “Educação uma Ponte que Abre Caminhos”, com estudo de textos reflexivos e palestras sobre inclusão, além da implementação do Projeto Pedagógico, construção de plano de ação para o ano letivo, reunião com pais de alunos, realização de diversos projetos educativos: páscoa, carnaval, dia das mães, leitura, ciências exatas, meio ambiente, São João, folclore, entre outros que têm por meta estabelecer diretrizes que dinamizem ações para a premiação do SELO.

Na visão da secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, todo este trabalho é muito importante para as escolas, professores, alunos e para a sociedade, principalmente para o ensino e a aprendizagem que deve ser contínuo e dinâmico, viabilizando a qualidade. “Onde houver ações que melhorem a nossa educação e primem pela inserção social dos nossos estudantes, de forma a promover a cidadania, nós abraçaremos e apoiaremos. Conquistar o Selo Unicef é importantíssimo para todos nós que trabalhamos para o bem de Paulo Afonso”, concluiu a secretária.  

 

Autor: ASCOM / PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos