Voltadas para ações sociais, a Escola Municipal General Árgus Lima, no Povoado Juá, desenvolveu o Projeto “Preservar o Meio Ambiente é Coisa de Gente Inteligente”, além de promover exposição e degustação de alimentos do semiárido, confecção de objetos reciclados, palestras e caminhadas ecológicas com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, objetivando uma aprendizagem mais dinâmica e trabalhar as exigências do Selo Unicef.
A conquista do Selo Unicef – Município aprovado, edição 2009/2012 exige ações que visam à realização de boas práticas que relevem o social. No caso de Paulo Afonso, o quesito educacional se especifica com os temas: Educação para a Convivência com o Semiárido e Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico Racial. Tendo em vista o reconhecimento e valorização das culturas indígenas e afro-brasileiras e a sustentabilidade do homem na terra em que habita, as escolas da Rede Municipal de Ensino tem realizado ações de projetos que enalteçam esses itens.
No bairro Jardim Bahia, a Escola Municipal Vinícius de Moraes, em sua Jornada Pedagógica, explorou junto aos professores, gestores e coordenadores pedagógicos o tema “Educação uma Ponte que Abre Caminhos”, com estudo de textos reflexivos e palestras sobre inclusão, além da implementação do Projeto Pedagógico, construção de plano de ação para o ano letivo, reunião com pais de alunos, realização de diversos projetos educativos: páscoa, carnaval, dia das mães, leitura, ciências exatas, meio ambiente, São João, folclore, entre outros que têm por meta estabelecer diretrizes que dinamizem ações para a premiação do SELO.
Na visão da secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, todo este trabalho é muito importante para as escolas, professores, alunos e para a sociedade, principalmente para o ensino e a aprendizagem que deve ser contínuo e dinâmico, viabilizando a qualidade. “Onde houver ações que melhorem a nossa educação e primem pela inserção social dos nossos estudantes, de forma a promover a cidadania, nós abraçaremos e apoiaremos. Conquistar o Selo Unicef é importantíssimo para todos nós que trabalhamos para o bem de Paulo Afonso”, concluiu a secretária.
Autor: ASCOM / PMPA