Escolas municipais resgatam tradições folclóricas

Escolas municipais resgatam tradições folclóricas

Escolas municipais resgatam tradições folclóricas

Folclore é o conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral. Com o intuito de manter essas tradições que nasceram e sobrevivem em meio à cultura popular, que tem o dia 22 de agosto oficializado no calendário dessas comemorações, as escolas da Rede Municipal de Ensino estão vivenciando o folclore, resgatando raízes regionais e promovendo aprendizados.

 

O Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (CEMPA/BTN) promoveu no dia 22 o festejo “Os Encantos do Folclore”, com apresentação de histórias, cantigas, danças e comidas típicas. A Escola Municipal João Francisco Filho, Povoado São Francisco, com o “Projeto Folclore”, vivenciará corrida de argola e apresentações diversas promovidas por seus alunos no dia 29. A Escola Municipal São José, que fica no Loteamento Boa Esperança, também no dia 29, festejará o projeto “Paulo Afonso, Pedacinho da Bahia”, relevando as manifestações culturais da Capital da Energia.

 

Com uma vasta programação, que se iniciou no dia 26 e se estenderá até o dia 29, a Escola Municipal Amâncio Pereira, que se localiza no Povoado Tigre, está realizando uma “Feira Cultural”, associando leitura e aprendizado e resgatando raízes socioculturais do município. Diversas outras escolas estão realizando atividades alusivas às tradições históricas e culturais, enaltecendo o aprendizado e fortalecendo a integração escola-comunidade.

 

A Secretaria Municipal de Educação apoia e incentiva essas atividades promovidas nas escolas. A professora Selma Carvalho, titular dessa importante Secretaria, frisou: “No dia três de junho vivenciamos no Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães o Projeto Viva Paulo Afonso, onde diversas escolas da Rede Municipal de Ensino se esmeraram em apresentar danças, músicas, coreografias, teatro, cinema, dentre outros e promoveram apresentações culturais, mensagens educativas, stands e oficinas de conhecimento e literárias. Neste mês de agosto, as Unidades Educacionais estão vivenciando e resgatando conhecimentos folclóricos e com isso interagindo com a comunidade. Parabéns a todos que dinamizam nossa educação!”

Autor: ASCOM/PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos