Escola municipal vivencia projeto sobre negros e índios

  • Publicado no dia: 16-09-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Escola municipal vivencia projeto sobre negros e índios

    A Escola Casa da Criança 02 trabalhou com seus alunos, no dia 27 de agosto, o “Projeto Identidade e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. A Lei 11.645/08 estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar, viabilizando a transversalidade. As Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino trabalham anualmente atividades que vivenciam essas culturas.

    Na programação, houve aulas expositivas com textos, vídeos, leituras de narrativas e lendas diversas que contêm a história da cultura africana e indígena, atividades lúdicas e danças, teatro e artes plásticas, além de uma brilhante apresentação de grupo de capoeira. O objetivo foi oportunizar discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais para o fortalecimento da aceitação às diferenças, e diminuição dos preconceitos.

    Sempre buscando o respeito às diferenças culturais, e valorizando esse estudo para um melhor conhecimento e abolição de preconceitos, a professora Selma Carvalho, secretária Municipal de Educação, falou: “Temos uma Portaria, publicada anualmente, que dispõe sobre a organização administrativa e pedagógica. Ela determina a realização de projetos didáticos nas escolas municipais que versem sobre Educação Sexual, Educação para o Trânsito, Educação Ambiental, Família na Escola e História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Este último conduz a um melhor entendimento quanto à nossa miscigenação e o combate à discriminação imposta a negros e índios.”

    Autor: ASCOM/PMPA