Nos dias 24 e 25 de julho, sexta e sábado, a Escola Municipal Jovino de Carvalho, no Povoado Riacho, recebe com o apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto do Instituto Brasil Solidário. O Projeto é uma organização sem fins lucrativos que tem como princípio o Desenvolvimento de Programas Sociais em comunidades desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
O Instituto trabalha com projetos de continuidade integrada de forma a promover o Desenvolvimento Territorial Sustentável, através de conceitos com a finalidade de educar para a alfabetização, saúde, preservação do Meio Ambiente, incentivo à cultura, arte, crédito e empreendedorismo.
Para ser possível o trabalho do Instituto na Cidade, a Prefeitura Municipal construiu um escovódromo na escola, onde as crianças recebem orientações sobre os cuidados com a dentição. O Projeto oferece para os alunos da escola, atendimento dentário, dermatológico, aulas de música, orientações sobre o cuidado da saúde da mulher e a construção de uma horta na escola.
Além de todas as palestras e orientações, o Projeto também deixa para os alunos mais de 600 cestas básicas, 80 kits escolares, 79 kits dentários, 02 computadores, 01 TV de 29 e reforça a biblioteca da escola com a doação de 500 livros e 03 estantes. Ao todo, uma equipe de 23 pessoas, só do instituto, trabalha para a realização do evento.
A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação, acreditou e deu total apoio para que a comunidade do Riacho e os alunos da Escola Jovino de Carvalho, pudessem ter acesso a esse serviço. Para a secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, ter uma escola Municipal no Projeto foi uma grande satisfação. “Eles escolheram a Jovino de Carvalho pela estrutura que a Escola tem. Desde o primeiro contato, o prefeito Anilton Bastos deu total apoio a esse Projeto, que trouxe ainda mais benefícios aos alunos do colégio e a toda comunidade”, enfatizou a secretária.
Autor: ASCOM/PMPA