O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e SEBRAE, incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. A educação empreendedora proposta pelo SEBRAE para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
A equipe organizadora explica que o curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência de sua vida pessoal, profissional e social.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO:
Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Com a proposta pedagógica do JEEP para cada ano do Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
Utilizando materiais recicláveis como garrafas peti, retalhos, papel e madeira, alunos da Escola Municipal João Bosco Ribeiro estão confeccionando peças artesanais que serão vendidas na 1ª Feira do Jovem Empreendedor, no dia 25 de novembro, a partir das 14h, na quadra da escola.
Cada turma envolvida no projeto produz peças usadas no dia a dia, como pufes, bijuterias, sabonetes, abajus, chaveiros, garrafas decorativas e caixinhas de presentes.
Autor: ASCOM/PMPA