Escola do Barro Vermelho é entregue à população

  • Publicado no dia: 05-07-2010
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    “Estamos felizes em ter de volta o nosso patrimônio”, foi assim que alunos da Escola D.Pedro I do Barro vermelho, das turmas de 3º, 4º e 5º ano agradeceram ao prefeito Anilton Bastos pela entrega da escola reformada. O prédio foi derrubado na gestão anterior e precisou ser reerguido pela atual administração, devolvendo não só a Escola para as crianças e jovens daquela comunidade, mas dignidade e ensino de qualidade com uma estrutura adequada à população. A nova unidade foi reconstruída no mesmo local da anterior e conta com duas salas de aula, coordenação, sala dos professores, cantina e pátio.

    A solenidade aconteceu na tarde do último domingo, 04, na comunidade do Barro Vermelho e reuniu secretários municipais, educadores, autoridades, sociedade civil, vereadores, grande parte daquela comunidade, moradores dos povoados São José, Riacho e Tigre, além do prefeito Anilton Bastos e do vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno. Antes da entrega oficial, a comunidade se reuniu para assistir a duas partidas de futebol. O desafio masculino foi entre o time de Bandeira de Santa Brígida e o time do Barro Vermelho. O time Bandeira saiu campeão com o placar de 3X0; já na categoria feminina o Fluminense da Várzea foi o campeão.

    No início da solenidade, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) fizeram um agradecimento ao prefeito Anilton Bastos, acompanhados pela Banda Municipal da Prefeitura, que também se apresentou tocando o Hino Nacional e o Hino de Paulo Afonso com o coral de alunos das turmas do 3º, 4º e 5º ano da D. Pedro I.

    O aluno Anderson Feitosa, ex-aluno e hoje pedagogo, agradeceu as contribuições do prefeito para aquela comunidade. “Não podemos esquecer de todas as coisas maravilhosas que esse prefeito fez por nós. Reergueu essa escola e a gente nunca esqueceu também que hoje a luz que temos foi uma ação do prefeito Anilton Bastos”, agradeceu o ex-aluno.

    Durante os discursos também foi exibido um vídeo que mostrou a história da escola desde o seu início, a ruína e a situação atual, reerguida e bem estruturada. O presidente da Associação de Moradores da Comunidade, Abeládio, também agradeceu. “Nosso prefeito Anilton Bastos trouxe a energia para nós, a escola de volta e junto com tudo isso trouxe a nossa dignidade e nossa esperança. Nós não seremos mais enganados porque sabemos o que é bom e o que merecemos como cidadãos”, destacou Abeládio. 

    A diretora, Cremilda Lima, destacou que essa não foi só a entrega de uma escola, foi a realização de um sonho. “Há pessoas que acreditam na educação e nos sonhos; assim é o Dr. Anilton Bastos que não só entregou a escola do Barro Vermelho, mas realizou um sonho da comunidade trazendo de volta a dignidade e a esperança para esse povo”.

    Ao todo cerca de 60 alunos, já a partir dessa segunda-feira, 5, estudam nas novas instalações da Escola. Para a secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, é o compromisso do prefeito que torna a realização de ações possíveis. “É o compromisso do nosso prefeito, que torna possível a realização desse sonho, o de devolver a escola D. Pedro I no Barro Vermelho para a comunidade. Esse é um marco na Educação do Município, porque desde o começo desta gestão também estamos oferecendo à população um ensino de qualidade”, destacou a secretária.

    Os alunos da escola D.Pedro I já haviam recebido também os kits escolares que contêm a mochila com caderno de matéria, caderno de desenho, lápis de cor, caneta hidrocor, borracha, régua e outros materiais necessários para o uso diário dos estudantes, além de uma camisa do fardamento escolar. Para o prefeito Anilton Bastos este é mais um compromisso transformado em realização. “É um prazer estar aqui com meu povo do Barro Vermelho realizando esse sonho da comunidade, trazendo não só educação ao povo, mas também dignidade às crianças e aos jovens do local. Saio daqui com a consciência tranquila de realizar um compromisso com a Educação e um sonho desta comunidade”, destacou o prefeito.   

    Autor: ASCOM/PMPA