Mais uma turma de idosos do Bairro Tancredo Neves que concluiu o curso de informática básica recebeu os certificados nesta terça-feira (31), em solenidade que aconteceu no auditório do CRAS BTN II. A festa contou com as presenças do vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, representando o prefeito Anilton Bastos Pereira; da coordenadora do Programa Inclusão Produtiva, Márcia Gorete, representando a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; da administradora do Bairro, Francisca Jorlânia; da coordenadora do Programa Educação Inclusiva, Márcia Oliveira e da coordenadora do CRAS BTN II, Albanice Levino.
Desde que foi inaugurada em fevereiro de 2014, a Escola de Informática para Melhor Idade do Bairro Tancredo Neves já formou mais de 300 idosos com aulas práticas de programas de computação e acesso à internet.
O curso com duração de seis meses e carga horária e 80 horas/aula é ofertado gratuitamente pela Prefeitura, tendo como público-alvo pessoas com idade igual ou superior a 55 anos. O Programa Educação Inclusiva, um dos diversos benefícios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é responsável pela coordenação das Escolas de Informática Básica para Idosos do centro e do BTN, assim como os cursos itinerantes e outras atividades socioeducativas destinadas a pessoas de baixa renda.
Para o aposentado Cícero Martins (78 anos), a idade não o impediu de aprender a realizar diversas tarefas no computador. Seu Cícero destacou também a preocupação do Governo Municipal em valorizar os pauloafonsinos em todas as faixas etárias.
“Eu moro em Paulo Afonso desde os 13 anos de idade e me sinto realizado, porque hoje tenho a satisfação de conviver com a equipe da Prefeitura, sou bem tratado por Doutor Anilton, por sua esposa, Dona Clara e pelas coordenadoras dos programas, que são pessoas maravilhosas. Apesar da idade avançada, aprendi a realizar tarefas no computador, com a ajuda do professor Valdir, e tudo isso só é possível por termos um prefeito preocupado com os idosos”, falou Seu Cícero.
Autor: ASCOM/PMPA – redação: Washington Luís – DRT/BA nº 4109