No dia 26 de julho, odontólogos, enfermeiros e integrantes da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram no auditório do SESC LER para os últimos ajustes da visita do Programa Nacional de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica (PMAQS).
O objetivo da reunião, segundo o secretário de Saúde de Paulo Afonso, Ivaldo Sales Jr, foi fortalecer e motivar as equipes para melhorar ao máximo possível a Atenção Básica.
O secretário explica que a avaliação acontece a cada três anos em nível nacional. “Em 2017 Paulo Afonso será o primeiro município brasileiro a ser visitado pela equipe do Ministério da Saúde. A Comitiva visitará algumas UBS nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, nos horários matutino e vespertino, com o objetivo de detectar e solucionar possíveis problemas relacionados à saúde local”, concluiu.
Como Funciona?
Atenção Básica ou Atenção Primária em Saúde é considerada a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde, ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar os usuários sobre a prevenção de doenças, solucionar possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para atendimento superior em complexidade. A atenção básica funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Simone Andrade- Coordenadora do PSE, complementa que “a finalidade da visita também e manter ou aumentar os recursos destinados à Atenção Básica, de acordo com a avaliação da equipe”.
Autor: ASCOM/PMPA – fonte: Secretaria Municipal de Saúde