Nesta quarta-feira (20), o prefeito Luiz de Deus e equipe visitaram os povoados Tabuleirinho e Sítio do Tará. Acompanhado de secretários e colaboradores, a visita começou na Escola Municipal Manoel Gomes de Sá, no Tabuleirinho, onde a comitiva foi recepcionada pela diretora das escolas pequenas do campo, Maria Neuza Santos.
O secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres; a secretária de Educação, Elza Brito; o subsecretário, Pedro Gomes e o vereador Marcondes Francisco estiveram juntos do gestor.
No Sítio do Tará, o prefeito e o secretário conversaram com moradores, ouviram reivindicações e acompanharam as ações do Programa Campo Forte, lançado em agosto de 2018. Na localidade, 40 produtores foram beneficiados com o programa.
Para o prefeito Luiz de Deus, a meta de transformar Paulo Afonso numa grande bacia leiteira da região está cada vez mais próxima. Segundo ele, melhorar as condições de trabalho do homem do campo é garantir os resultados almejados.
“O objetivo dessa visita é ver de perto o trabalho dos nossos agricultores. Nossa meta é transformar Paulo Afonso numa das bacias leiteiras mais importantes do Nordeste. E para conseguirmos atingir essa meta, primeiramente temos que melhorar as condições de trabalho dos produtores, disponibilizando apoio técnico, demonstrando que com trabalho, equipamentos e acreditando no que fazemos, é possível colher os benefícios que desejamos”, disse Luiz de Deus.
Alexandre Menezes, representante da Associação de Produtores, agradeceu ao prefeito Luiz de Deus pelo incentivo a apoio técnico, que segundo ele, atraíram mais produtores. Alexandre, que participou de um curso de inseminação artificial patrocinado pela Prefeitura e pela Laticínios Betânia, se diz motivado a continuar trabalhando no campo, onde nasceu e pretende permanecer.
“Depois de sofrer com cinco anos de seca, eu já estava sem esperança de melhorar a produção de leite. No ano passado, minha produção era de 130 litros por dia e hoje, com o apoio da Prefeitura, já estou produzindo 330 litros. A associação recebeu mais de 300 mil raquetes de palma forrageira, 300 horas de trator para aração de terra, perfuração de poços artesianos, e com tudo isso, o número de associados dobrou, possibilitando alguns investimentos. Para nós, produtores rurais, é gratificante contar com o incentivo do prefeito Luiz de Deus, do secretário Jandirson e de pessoas que pensam no nosso futuro, incentivando nossa permanência no campo”, declarou Alexandre.
“O Projeto Campo Forte vem dando suporte ao homem do campo, com distribuição de palma forrageira, inseminação, aração de terra e perfurando poços artesianos. O objetivo da Prefeitura é promover o crescimento das associações, e aqui no Sítio do Tará, temos um exemplo de que tudo isso é possível. Paulo Afonso está no caminho certo para se transformar numa grande bacia leiteira do Nordeste, como pretende o prefeito Luiz de Deus”, ressalta o secretário Jandirson.
Autor: Ascom/PMPA