Equipe do Senar realiza visita técnica em Paulo Afonso para conhecer demandas dos produtores e ofertar consultoria em áreas diversificadas

  • Publicado no dia: 16-11-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    O apoio ao produtor rural tem sido um trabalho constante da Secretaria de Agricultura e Aquicultura e mais uma ação para ofertar melhorias na produção está sendo realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).


    Na última semana, a equipe técnica do Senar esteve em Paulo Afonso para uma visita às propriedades rurais objetivando conhecer as demandas de cada produtor e assim ofertar melhor assistência técnica e gerencial de acordo a realidade de cada um. A visita ainda teve como foco fortalecer as ações do Senar na região.


    Foram realizadas reuniões técnicas com a equipe da agricultura do município e os secretários das cidades de Abaré, Glória e Rodelas, onde foram discutidos vários temas relacionados ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar BA, que visa atender produtores rurais adotando um modelo de gestão e operação continuadas, englobando todos os processos da atividade produtiva na propriedade.


    O encontro contou com as presenças do coordenador regional do Senar, Stenilson Nascimento; o gerente da ATeG e Programas, Gabriel Menezes, e a supervisora da ATeG, Elis Poliana, que foram recepcionados pela equipe da Seagri e a coordenadora Cláudia Galindo, que acompanhou as visitas a algumas propriedades rurais. 


    Durante a reunião, foi relatada a possibilidade de abrir mais grupos na região para atender os produtores que tenham interesse em crescer e se desenvolver na sua cadeia produtiva e que não tiveram a possibilidade de serem atendidos ainda pelo Senar. Segundo o coordenador Stenilson, essa era uma região carente das ações do Senar. “Agora chegamos, para mudar a realidade dos produtores rurais em todos os sentidos. É importante frisar que a ATeG é feita com base em um planejamento estratégico construído junto com o produtor e diretamente relacionado a um programa de capacitação profissional, para que possa gerenciar seu negócio como um empreendimento rural de sucesso”, diz Stneilson.


    Ainda foi realizada reunião com os técnicos de campo e supervisores, que já estão atendendo os produtores rurais na região, para alinhar procedimentos, pendências, mobilizações e sensibilizações dos grupos de produtores de diversas cadeias – bovinos de leite, caprinos e ovinos de corte, apicultura, fruticultura, olericultura e principalmente a aplicação de toda metodologia da ATeG, para se alcançar os resultados necessários.


    Após a parte teórica, o grupo realizou as visitas a dois produtores rurais da cadeia do leite do município na Fazenda Matinha, de propriedade do senhor Adinilson, e no Sítio do Tará, do senhor Alexandre Menezes, ambos participantes da ATeG do Senar BA, na cadeia da bovinocultura leiteira. “Foi uma experiência maravilhosa porque a partir dessa reunião e visita teremos um maior apoio as ações e projetos da cadeia produtiva do município”, diz Cláudia Galindo. 

    Autor: Ascom/PMPA