A equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou de uma capacitação sobre os cuidados com pacientes portadores da diabetes. A proposta do encontro foi passar conhecimento sobre o trabalho de conscientização para que a doença não se agrave.
“Nesses quatro anos que acompanhamos o trabalho das equipes, percebemos maior conscientização dos pacientes, principalmente com os pés, justamente para que não venha a parte da amputação”, afirma a coordenadora do Centro de Referência de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, Graça Velanes.
Ela explica que o cuidado deve ser feito no dia-a-dia. “Ter uma alimentação adequada, rica em frutas e verduras, evitar o consumo de frituras e beber bastante água durante o dia”, acrescenta.
Para a integrante do Centro de Referência de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, Júlia Coutinho, esse acompanhamento é importante para que a cidade de Paulo Afonso continue prestando a assistência necessária.
“A demanda é grande e a diabetes é uma doença que pode ser controlada, por isso a importância desse trabalho de conscientização, com isso, reduzir consideravelmente os índices de pessoas com amputação, hemodiálise, cegueira e outros problemas causados com a decorrência da doença”, elenca.
Autor: Ascom/PMPA