Desde o dia 1º de abril, a Prefeitura de Paulo Afonso está mobilizando sua rede de atendimento em saúde, educação e assistência social numa série de atividades que visam chamar a atenção da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista.
O encerramento da programação acontece nesta sexta-feira (5), às 8h, no Auditório Edison Teixeira, com representantes das instituições parceiras. “A Importância do Fortalecimento do Trabalho Intersetorial e em Rede no Cuidado ao Autista”, é o tema da última palestra, que será ministrada pela equipe técnica do Núcleo Desenvolver.
Na terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma caminhada pelo centro da cidade reuniu a equipe do Núcleo Desenvolver, Projetos Semear, Girassol e Superação, secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Administração e Educação, 20º Batalhão da Polícia Militar, 1ª Companhia de Infantaria, APAE e familiares de autistas. O objetivo, segundo a assistente social Karla Samara, foi combater o preconceito e defender os direitos de crianças e jovens autistas.
Em funcionamento desde outubro de 2018, o Núcleo Desenvolver, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, atende crianças de 2 a 12 anos com doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente e das relações sociais.
Autor: Ascom/PMPA