Recicladores que fazem parte do Projeto Seu Resíduo Vale um Sorriso tiveram mais um momento especial na manhã desta segunda-feira (17). O encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que coordena a ação, abordou os cuidados com a postura.
As orientações foram disponibilizadas pela fisioterapeuta Emanuela Maciel, do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), que falou sobre a importância de manter a postura correta no trabalho. Segundo ela, a maneira correta de se locomover, para pessoas que trabalham com objetos pesados, é fundamental para evitar problemas de saúde que podem causar sequelas.
Há dois anos, o Projeto Seu Resíduo Vale um Sorriso segue realizando atividades educativas e de caráter social para os recicladores cadastrados no projeto, que hoje soma 70 pessoas. De acordo com o coordenador, Marcos Vinícius, a Prefeitura tem promovido ações que valorizam os catadores.
“Ao longo destes dois anos, foram muitas conquistas obtidas que conseguimos para a classe. Quero agradecer o apoio das secretarias municipais e das instituições privadas que têm nos ajudado. A nossa meta é tornar a cidade de Paulo Afonso referência no quesito de assistência aos profissionais que exercem com muita dignidade essas tarefas”, destaca.
Uma das participantes, Valdenice dos Santos, moradora do Bairro Marina França, enalteceu a iniciativa do governo municipal. “Todos os encontros são bastante proveitosos, por exemplo, hoje, aprendemos a postura correta que devemos realizar durante o trabalho”.
Ela ainda ressaltou que já está imunizada para o exercício da função. “Não tomava as vacinas, mas fui orientada em uma das reuniões. Agora estou imunizada. Já tomei as vacinas que são essenciais para as pessoas que atuam nesta área”, explica.
O Projeto Seu Resíduo vale um Sorriso, tem um caráter socioambiental, com a proposta de elevar a qualidade de vida das comunidades através da geração de renda. A iniciativa ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável, prioriza parcelas em eventual situação de vulnerabilidade social.
A ação, destinada às famílias que recolhem materiais recicláveis para vender, tem como foco promover a imagem desses catadores, no sentido de transformá-los em agentes de desenvolvimento socioambiental, melhorando sua qualidade de vida. Eles são orientados a vender o material coletado pelo preço justo, são inseridos nas atividades sociais dos CRAS e também conscientizados sobre a necessidade de frequentar a escola. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social, Avenida André Falcão, 777 ou pelo telefone (75) 3281 6151.
Autor: Ascom/PMPA