O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos; o procurador jurídico do município, Flávio Henrique de Magalhães Lima; o reitor da UNIVASF, Julianeli Tolentino, representantes do Governo do Estado e da Chesf estiveram reunidos em Brasília, na última terça-feira (26/8) para assinatura do termo de titularidade do Hospital Nair Alves de Souza e definição de responsabilidade.
Como um dos mentores por viabilizar a transferência, o prefeito Anilton Bastos destacou que “o importante projeto deve também fornecer condições para que os médicos formados na cidade possam ficar e beneficiar a população”. No segundo semestre deste ano serão iniciadas as obras de adequação do Hospital Nair Alves de Souza para instalação dos 20 leitos de UTI, adulto e neonatal, que serão gerenciados pela SESAB e entrarão em operação entre janeiro e fevereiro de 2016.
No cronograma desenhado, a transferência completa será realizada em três anos e por fases. Em 2016, a Chesf continuaria responsável pela manutenção e recursos humanos; em 2017, parte dos recursos humanos seriam da EBSERH, enquanto a Chesf manteria o pagamento da manutenção e a outra parte dos funcionários; já em 2018, a EBSERH seria responsável por todo quadro funcional, reduzindo as obrigações da Chesf à manutenção. Além disso, a partir do quarto ano, a Secretaria Estadual de Saúde passaria a ser o provedor das despesas hospitalares em detrimento da Chesf.
Autor: ASCOM/PMPA