Diversas atividades celebram o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

  • Publicado no dia: 20-09-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Na manhã desta sexta-feira (20), a 1ª Companhia de Infantaria foi o local escolhido para realização das atividades em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento, que está na sexta edição, teve a realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) e reuniu diversas atividades e serviços.


    Finalizando uma série de atividades desempenhadas durante a semana, foi realizada uma grande ação social, envolvendo as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Para o presidente do Compede, Lúcio Flávio, o evento trouxe a mobilização de vários setores da sociedade, para que todos possam entender os diretos de inclusão das pessoas com necessidades especiais. “O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é o 21 de setembro, mas realizamos na sexta, para que haja uma maior participação da comunidade e envolva os alunos e, dessa forma, a conscientização dessa causa chegue cada vez mais longe. Temos colhido um bom resultado”, diz.


    Este ano, o tema da campanha é Minha Eficiência Espera Sua Atitude. A programação também celebra o Setembro Verde, mês da inclusão da pessoa com deficiência, e é voltada a empregabilidade e educação profissionalizante da pessoa com deficiência e seus familiares. “Essa é uma importante ação que foi pensada pelo Compede e que culmina na finalização de diversas atividades, com várias entidades participando deste momento, que celebra as conquistas e avanços deste público”, afirma a secretária de Educação, Elza Brito.


    Diversas entidades estiveram presentes e seus representantes falaram sobre a ação. “A OAB atendeu ao chamado e está nessa parceria de fortalecimento das pessoas com deficiência. Estamos com orientações sobre inclusão ao público alvo deste evento”, relata o vice-presidente da OAB de Paulo Afonso, Rodrigo Copieres. A celebração contou com a participação de instituições parceiras, como: 1ª Cia de Infantaria, OAB, APAE, APDEPA, ADEFITAN, Girassol, Superação/20º Batalhão PM, Estúdio Muv e outros apoiadores.

     

     

    Autor: Ascom/PMPA