Dia Nacional da Saúde: Prefeitura realiza diversas ações que contribuem com a qualidade do serviço prestado

  • Publicado no dia: 05-08-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Nesta segunda-feira (5), comemora-se o Dia Nacional da Saúde e em Paulo Afonso, diversas ações contribuem com a qualidade do serviço prestado. Os procedimentos começam pela Atenção Básica, onde os postos são a porta de entrada da pasta, e seguem pelas diversas áreas.


    Todas as unidades do município dispõem de médicos e enfermeiros que, de segunda a sexta, se dividem para levar atendimento aos usuários da rede municipal de Saúde.  Pré-natal; testes rápidos, visitas e curativos a acamados, teste do pezinho, preventivo, consultas entre outros, são referências da Atenção Básica, que divide os grupos de atendimento à população.


    Em 2018, através do sistema de regulação, a Secretaria de Saúde implantou o sistema de protocolo. A medida zerou as demandas nas áreas de: eletrocardiograma; cardiologia; neurologia; urologia; nefrologia; psiquiatria; endocrinologia; ortopedia; dermatologia; pediatria e gestantes.


    O município conta com 16 especialidades, com centenas profissionais, realizando consultas em todas as unidades de Saúde do município.


    Os assistidos pela rede também dispõem do Atendimento Fora Domicilio (TFD). De segunda a quinta, ônibus e ambulâncias levam pacientes para tratamento em Recife, Aracaju e Salvador, onde o município mantém uma Pousada de acolhimento e transporte para atendimentos na cidade.


    Saúde Bucal


    Cuidar do sorriso dos pauloafonsinos também é um compromisso da gestão municipal. Os atendimentos na área de Saúde Bucal são divididos em atenção básica e especializada. 


    Na básica, 24 postos de saúde na ilha são atendidos. Os serviços também contemplam nove unidades de ponto de apoio na área rural, totalizando 33 unidades. Na gestão atual, quatro comunidades foram contempladas com o serviço.


    Na especializada, o município dispõe do Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo). O local conta com nove especialistas nas áreas de endontia; peridontia; cirurgia oral menor, diagnóstico de câncer; radiografia; atendimento especializado e prótese. Para ter acesso ao local, os pacientes devem ser encaminhados através da Atenção Básica. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atende a pacientes que dispõem de alguma doença transmissível.


    Os procedimentos são feitos através de demanda livre – gestante; crianças (inclusive nos seis primeiros meses de vida); idoso (através do Programa Hiperdia – hipertensos e diabéticos), além de visita domiciliar e atividades educativas.


    O agendamento na área de Saúde Bucal é realizado diariamente, exceto na área rural que é realizado através da demanda que é acompanhada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).


    No Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), atendimentos na área de psicologia; fisioterapia; educação física; nutrição e assistência social atendem de crianças a idosos, com visitas domiciliares, encaminhamento pra rede, apoio pedagógico, campanhas nacionais e locais e monitoramento dos territórios atendidos pela saúde.


    Hospital Municipal Aroldo Ferreira


    O Hospital Municipal Aroldo Ferreira, localizado no Bairro Tancredo Neves, está passando por um processo de adequações na parte de estrutura e atendimento.


    Entre as melhorias no (HMPA) está a construção da UTI, que tem o calendário acelerado e vai ser entregue em breve. A parte de alvenaria está quase concluída e a equipe prepara a parte superior do local. A obra, que está orçada em R$ 2 milhões, conta com parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. A UTI vai abrigar dez leitos que serão incorporados aos demais serviços ofertados pelo hospital, que vão de emergência a cirurgias.

     

    Para que os usuários tenham mais acesso e comodidade, algumas áreas estão sendo repensadas, a exemplo do pronto socorro infantil. O local contará com seis novos leitos e uma sala de estabilização, o que disponibiliza mais conforto e melhor atendimento para este público.


    Esta fase engloba ainda a modernização da recepção geral, com a implantação de um espaço para o acolhimento das pessoas que ficam à espera dos pacientes, com a instalação de bebedouro e banheiro.


    Além de toda a reforma, o HMPA se prepara para receber um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). A ação é um investimento municipal e o local vai contar com exames de ressonância magnética, tomografia, ultrassonagrafia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, raio-x digital, mamografia e densitometria óssea.


    Policlínica

     

    Já está em funcionamento a Policlínica Regional, erguida em nosso município. A ação é uma parceria entre o governo da Bahia, com nove municípios da região, regidos pelo Consórcio Interfederativo de Saúde de Paulo Afonso.

     

    A Policlínica Regional disponibiliza exames e consultas em 12 especialidades, com capacidade de ofertar 400 procedimentos por dia, com salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, além de sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.

     

    O equipamento recebeu investimento de R$ 22 milhões em obras, equipamentos, mobiliário e aquisição de micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem em outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.

     

     

    Autor: Ascom/PMPA