Dia Municipal de luta contra a AIDS

  • Publicado no dia: 23-05-2011
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Desde 5 de novembro de 2009 foi instituído em Paulo Afonso o Dia Municipal de Luta contra a AIDS, 24 de maio.

    Em virtude deste Dia estão sendo realizados testes rápidos de HIV a partir desta segunda-feira, 23, no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) – mais conhecido no município como SETA, na Av. Landulfo Alves, nº 553. Estes exames serão realizados até o próximo dia 27, no CTA/SAE e, no dia 28, serão realizados na Caravana da Cidadania, que acontecerá no Bairro Rodoviário.

    Além destes testes, a equipe do CTA/SAE de Paulo Afonso estará ministrando palestras nas escolas locais e nos PSFs do município. Na próxima quinta-feira, 26, haverá o Seminário de Aconselhamento em DST/AIDS e a Prevenção da Transmissão Vertical do HIV para os enfermeiros da rede municipal. Esse encontro acontecerá no Auditório Edson Teixeira, a partir das 13h.

    A AIDS é a doença causada pelo HIV, vírus que ataca o sistema imunológico. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças; de um simples resfriado a infecções mais graves como a tuberculose ou até mesmo o câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

    Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.

    Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, recomenda-se o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo. 

    Hoje, a luta maior é contra o preconceito. As últimas campanhas na luta contra a AIDS têm sido trabalhadas de maneira a amenizar essa problemática.

    Com informações www.aids.gov.br

     

     

    Autor: ASCOM/PMPA