Dia Mundial de luta contra a AIDS

  • Publicado no dia: 30-11-2010
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no fim dos anos 80, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

    Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao serem levados em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.

    Os objetivos da campanha são desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Para isso, o tema da campanha será: “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/AIDS”.

    Para divulgação, vários atores e atrizes, como Rodrigo Santoro e Adriana Esteves posaram para fotos juntamente com portadores do vírus HIV, numa demonstração de não- preconceito com essas pessoas.

    O Seta – Serviço de Testagem de Amostragem, que coordena os programas de DST/AIDS, em Paulo Afonso, vai desenvolver a campanha nacional no município, em parceria com os PSFs da Secretaria Municipal de Saúde. Entre as ações, estão programadas palestras educativas sobre AIDS, buscando a sensibilização e a prevenção, além de pedágios, com a mesma finalidade e, no dia 04 de dezembro, sábado, no Centro Médico de Especialidades, interessados podem fazer o teste rápido de soro positividade.

    Todas essas ações já são feitas pelo SETA de forma permanente, incluindo outras patologias que tem o mesmo tratamento, como sífilis e hepatites. As ações sobre prevenção e combate à Aids intensificam-se durante o mês de dezembro em virtude da comemoração do Dia Mundial de Luta contra a doença.

    Autor: ASCOM/PMPA