No dia 9 de dezembro é comemorado em todo o Brasil o Dia do Fonoaudiólogo. A data homenageia os profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de doenças e distúrbios relacionados à linguagem humana, através da audição e da fala.
Em Paulo Afonso, a Prefeitura disponibiliza profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, Centros de Especialidades Médicas do Centro, BTN e no Núcleo Desenvolver. O atendimento especializado começa nos primeiros meses de vida da criança.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), Marília Brito, no total oito fonoaudiólogos são disponibilizados pelo município, sendo três do NASF, que atuam nas USF, dois no Centro de Especialidades, uma relocada exclusivamente para realizar exames e duas no Núcleo Desenvolver.
“Cada unidade de saúde tem um fonoaudiólogo de referência, onde o paciente tem seu primeiro contato com esse profissional. Ele faz a triagem, os casos mais simples são acompanhados na própria USF, e os mais complexos são encaminhados para o Centro de Especialidades da Avenida José Hemetério de Carvalho”, disse a coordenadora.
Marília reforça também a importância dos testes do pezinho, da orelhinha e da linguinha para a detecção de possíveis anormalidades que podem ser tratadas para evitar complicações futuras na saúde da criança. Segundo ela, o teste da orelhinha já está sendo realizado nos dois centros de especialidades e, em breve, realizará bioimpedância e audiometria tonal e vocal.
“O teste da orelhinha é realizado às segundas-feiras, no Centro de Especialidades da Hemetério de Carvalho e às terças, no Centro do BTN. Em breve, estaremos realizando bioimpedância e audiometria tonal e vocal.Os médicos que atendem na maternidade do Hospital Nair Alves de Souza estão sendo orientados para informar às mães sobre a realização desses exames pela rede municipal. É importante lembrar que esses testes são simples e importantes para detectar anormalidades auditivas na criança”, conclui.
Autor: Ascom/PMPA