Os primeiros passos no processo educacional iniciam-se na Educação Infantil. É nela que as crianças aprendem a magia das letras e vão ao encontro da leitura. Em Paulo Afonso, esses estudantes são acompanhados por um sistema de livros implantado em 2017 e que contribui com o desenvolvimento da aprendizagem. Ao todo, mais de três mil alunos são atendidos em toda rede municipal de ensino.
“A minha grande surpresa quando eu cheguei à secretaria foi saber que existe uma prerrogativa em que a criança pode ser alfabetizada até o 3º ano, na faixa de oito anos de idade. Isso me causou estranhamento e me determinei a mudar essa situação. Detectei que a grande dificuldade estava na leitura, na base, foi onde decidimos implantar esse sistema”, afirma o secretário de Educação, Severino Oliveira.
Os alunos recebem por ano quatro exemplares que abordam as mais variadas dinâmicas, tendo espaço para pintura e elementos que os desenvolvam dentro e fora da sala de aula. Além de uma plataforma digital que subsidia o professor e a criança, com jogos lúdicos e interativos.
“Foi um processo longo, com apoio técnico e juntando as peças, estamos colhendo os frutos. Esses livros são de fundamental importância para a construção do futuro das nossas crianças”, ressalta o secretário.
Os investimentos realizados no processo de alfabetização dos alunos da rede municipal giram torno de 800 mil reais e todo o material foi adquirido com recursos próprios. Os educadores, por sua vez, participam de várias capacitações ao longo do ano, que são imprescindíveis para os resultados obtidos.
Dia Nacional da Alfabetização
A alfabetização consiste no aprendizado das letras e na utilização como código comunicativo. Pela importância desse processo, foi instituído, em 1966, o Dia Nacional da Alfabetização, em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura, em 1930. A data tem como pressuposto de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem.
A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.
Autor: Ascom/PMPA