A Paróquia de São Francisco de Assis realizou no período de 25 de setembro a 4 de outubro o novenário em homenagem ao padroeiro de Paulo Afonso e de todas as cidades banhadas pelo Rio da Unidade Nacional. No domingo (4), dia dedicado ao santo protetor dos animais e da natureza, pela manhã, aconteceu a tradicional procissão saindo da igreja, construída na década de 1950, em direção à Beira-Rio, na barragem de Moxotó.
Em seguida, acompanhado por pequenas embarcações, o catamarã que conduziu a imagem de São Francisco saiu em cortejo fluvial pelo canal da Usina PA IV até o Balneário Prainha, onde centenas de fiéis aguardavam para agradecer por graças alcançadas. Muitos, vestindo a túnica característica de São Francisco, cantavam louvores acompanhados pela banda marcial do Colégio Montessori. A bordo, o Padre Celso Anunciação e o prefeito da cidade, Anilton Bastos Pereira, entre outros convidados.
Neste ano, uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida pelo prefeito, que no dia 28 participou no novenário, representando os funcionários públicos municipais, ao lado da primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira. Segundo a Igreja Católica, a imagem original da padroeira do Brasil, foi encontrada por pescadores há 300 anos, às margens do Rio Paraíba do Sul. No local foi construída uma basílica, visitada diariamente por milhares de pessoas de todo o país.
Após a chegada à Prainha, agora conduzidas por um caminhão do Corpo de Bombeiros, as duas imagens seguiram em carreata percorrendo um trecho da BA 210 e o centro da cidade, retornando à igreja, na Rua do Gangorra.
À noite, aconteceu o encerramento da tradicional festa religiosa que contou com celebrações de missas no pátio da igreja e festa de largo com shows musicais, praça de alimentação, barracas para venda de artigos religiosos, exposição literária e bingo beneficente.
Autor: ASCOM/PMPA por Washington Luís – DRT/BA nº 4.109 (redação)