Desafios e conquistas marcaram Conferência Territorial de Política para as Mulheres

• Publicado no dia: 24-09-2015

Paulo Afonso – Mulheres de diversos segmentos da sociedade compareceram na manhã desta quinta-feira, 24, no Memorial Chesf para realizarem a IV Edição da Conferência Territorial da Mulher. O evento faz parte da construção de propostas para a etapa nacional que discute este ano “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.

Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) da cidade de Paulo Afonso, a conferência contou com cerca de 200 mulheres dos seis municípios que compõem o território de Itaparica.

Desafios – para Ligia Nunes, delegada titular da DEAM, o trabalho de combate à violência contra a mulher é árduo e impõe desafios todos os dias. “Registramos no ano passado 1.154 casos na cidade que envolvem em sua maioria pessoas próximas da agredida como o próprio companheiro”, ressaltou a delegada.

Conquistas – embora o panorama da violência exista, as autoridades presentes celebraram o fato de Paulo Afonso possuir uma rede de atenção à mulher bem estruturada. Ivanete, uma mulher comum e que precisou da rede de atenção, participou da mesa e destacou a importância do Centro de Referência da Mulher para se reestruturar “sou muito grata por poder contar com o apoio, isso me deu forças”, relatou.

Para Anilton Bastos, prefeito de Paulo Afonso, relatos como o de Ivanete provocam um efeito positivo naqueles que fazem a administração “isso fortalece a nós todos, gestores, para que possamos continuar nosso trabalho”, ele ressaltou, ainda, a importância da participação da sociedade para a construção de propostas.

O trabalho desenvolvido pela SEDES já é referência no estado da Bahia por sua gama de serviços, como a criação de mais três (3) centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que realiza trabalho de incentivo à convivência comunitária e fortalecimento dos vínculos familiares junto as mulheres. Ana Clara Moreira, secretária Municipal de Desenvolvimento Social, comemorou os avanços, enfatizando a intenção de continuar as melhorias, “precisamos avançar e aprimorar a rede”.

Carla Ramos, chefe de gabinete da secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, transmitiu a mensagem de Olívia Santana, titular da pasta, que comemorou a conferência do território como mais uma etapa do fortalecimento dos direitos das mulheres no estado.

A expectativa de Isabela Medeiros, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é que a participação da sociedade civil e seus representantes possam marcar e ampliar a conquista de direitos.

Autor: ASCOM – PMPA