Departamento de Turismo entrega documento de identificação aos artesãos de Paulo Afonso

  • Publicado no dia: 16-08-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Na quinta-feira (15), os artesãos de Paulo Afonso, residentes nos povoados Malhada Grande, Rio do Sal e Lagoa da Pedra receberam o primeiro lote da Carteira Nacional de Artesão com prazo de validade renovado. A entrega foi realizada pelos representantes do Departamento de Turismo, na Associação Pauloafonsina de Artesãos (APA).


    O trabalho de renovação foi feito em parceria entre o Departamento de Turismo e a Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, que identificaram aproximadamente 200 artesãos, entre novos e antigos cadastrados, com o documento vencido há mais de quatro anos.


    Para a presidente da APA, Jussara Novaes de Lima, ter a profissão reconhecida com a atualização da carteira é a prova de que o governo municipal valoriza o trabalho dos artesãos da cidade. “Este é um momento muito especial para todos nós que trabalhamos com artes manuais. O reconhecimento do poder público ao nosso trabalho é um incentivo para avançar em quantidade e qualidade”, falou.

     

    Segundo o assessor do Departamento de Turismo, Marlos Guerra, as novas carteiras, que têm prazo de validade até 2023, beneficiam os artesãos, facilitando a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, oficinas e cursos. “O objetivo é valorizar o artesanato local e reconhecer o trabalho dos artesãos, bem como preservar a cultura que agrega valores para o turismo”, observa.

     

    Marlos destaca como incentivo ao artesanato local, as duas feiras realizadas nos finais de semana. Aos sábados, a partir das 18h, na Praça das Esculturas, na Getúlio Vargas, e aos domingos, a partir das 15h, no Parque Belvedere. Ele reforça que recentemente uma representação do artesanato foi incluída no Conselho Municipal de Turismo. No povoado Malhada Grande foram instaladas quatro placas de sinalização turística.

     

    Autor: Ascom/PMPA