Demutran continua campanha de conscientização no trânsito

  • Publicado no dia: 22-02-2021
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) através da campanha “No trânsito, sua responsabilidade salva vida”, traz um tema, mensalmente, com o objetivo de conscientizar os condutores de veículos para os cuidados no trânsito. No mês de fevereiro a campanha aborda os riscos da mistura de álcool e direção.


    De acordo com os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), umas das principais causas dos acidentes de trânsito é a embriaguez ao volante. Dados mostram que um em cada cinco acidentes envolve o consumo de bebida alcóolica.


    “Geralmente, os motoristas que praticam o ato de beber e dirigir acreditam que conhecem o seu limite de tolerância ao álcool e que podem beber sem colocar a segurança no trânsito em risco, o que não é verdade”, explica o diretor do Demutran, Francisco Daniel.


    Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a tolerância de álcool associado à direção é zero. Conduzir veículo automotor sob influência dessa substância é uma infração de natureza gravíssima (10 vezes), multa no valor de R$ 2.934,70, recolhimento e suspensão da habilitação por 12 meses e retenção do veículo até apresentação de outro condutor habilitado apto a conduzi-lo. Além de infração gravíssima, com multa e suspensão ou proibição de obter a CNH, dirigir sob influência de álcool é crime, sujeito a pena de detenção, de 6 meses a três anos.


    A cada mês haverá um tema com conscientização da população, com palestras, fiscalizações e entrevista para a imprensa local lembrando a responsabilidade de todos ao trafegar.

     

    Autor: Ascom/PMPA