“Eu sempre tive muita vontade de fazer o curso de solda, mas era caro; agora que apareceu essa oportunidade de fazer de graça vou agarrar com toda força. Quero trabalhar com solda e ganhar dinheiro”. Foi com toda essa alegria e determinação que Ana Maria, 33 anos, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do BTN, participou da aula inaugural do curso de solda que aconteceu na noite dessa terça-feira, 10, no auditório do CEMPA.
O curso tem a iniciativa da Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação, que em convênio com a Diocese de Paulo Afonso e visando ao avanço científico e tecnológico e percebendo a carência de mão-de-obra para soldadores no mercado de trabalho local, regional e nacional, vem oferecer à sociedade pauloafonsina e aos alunos da Educação de Jovens e adultos (EJA) o curso profissionalizante. Essa já é a terceira turma que se forma no município, totalizando cerca de 300 alunos capacitados gratuitamente.
Na aula inaugural foi cantado o Hino Nacional e mostrado um vídeo com várias ações da Secretaria Municipal de Educação. Diretores, coordenadores e gestores municipais estiveram presentes prestigiando os alunos. Na composição da mesa, a coordenadora do Departamento de Educação, Maria Tereza, representando a secretária de Educação, deu as boas vindas a todos. “Esse curso abre portas para o mercado de trabalho. Sucesso a todos e sejam bem vindos, saibam que na Secretaria de Educação existe uma equipe unida que quer realizar com excelência e qualidade as atividades para todo a comunidade. Que esse esforço seja o começo de uma carreira digna e de novas possibilidades”, destacou a coordenadora.
Os coordenadores do curso, Alzenir Santana e Francisco Dias, também estiveram presentes e deram orientações para os alunos como carga horária e presença mínima para conquistar o certificado. Os alunos receberam kit que contém caderno, borracha, lápis, blusa e apostila com o conteúdo das aulas. O curso de solda básica tem duração de três meses e vem preencher uma lacuna que viabiliza a geração de emprego e renda no município. “Eu quero fazer o curso e ganhar dinheiro, seja em Paulo Afonso ou fora da cidade. Quero trabalhar muito com solda e ter minha própria renda”, destacou Arthur Araujo, 19 alunos, aluno do EJA do Juá.
Autor: ASCOM / PMPA