As inscrições do curso de Informática Básica estarão abertas nesta terça-feira (11) para os jovens a partir de 15 anos, beneficiários do programa Bolsa Família que residem no Centro, Bairro Tancredo Neves, povoado São José e povoados circunvizinhos que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição que está disponível no site: www.pauloafonso.ba.gov.br, de 11 a 20 de janeiro. Após preencher o formulário, os candidatos devem enviar suas inscrições e a cópia dos documentos citados abaixo para o e-mail: programaeducacaoinclusiva21@gmail.com.
É necessário a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Título, comprovante de renda, comprovante de endereço e 1 foto 3×4, Cartão Bolsa Família ou NIS.
Caso o aluno prefira, o formulário pode ser entregue presencialmente, na sede do Programa Estação Juventude, das 8h às 12h. No dia 13, a equipe estará na Escola Municipal Castro Alves, no povoado São José para realizar as inscrições presencialmente e no dia 20 será na Praça CEU, das 8h às 12h.
O curso tem duração de quatro meses e será ministrado pelo professor Valdir Paiva, com aulas presenciais. No povoado São José as aulas acontecerão toda segunda-feira, no turno matutino e vespertino. Já na área urbana, as aulas acontecerão toda quinta-feira na Praça CEU, no turno matutino e vespertino.
“O objetivo é qualificar os alunos com vulnerabilidade social para o uso básico de computadores e internet, considerando a formação técnica, humana e empreendedora como princípios norteadores para o aprimoramento profissional desses jovens e ampliar as perspectivas de sua inserção no mercado de trabalho”, diz a Coordenadora do Educação Inclusiva, Márcia Oliveira.
O curso que possui uma carga horária de 120 horas e são concedidos durante todo o ano mais de 225 bolsas de estudo, que conta com o conteúdo programático voltado para conhecer os aplicativos do Google for Educacion; conhecer o computador e seus componentes; Introdução ao Processamento de dados; trabalhar com o sistema operacional Windows 10; utilizar editores de texto no Word; preparar um currículo; formatar trabalhos pelas regras da ABNT; criar planilhas no Excel; montar slides em PowerPoint; navegar pela internet; criar, enviar, responder, encaminhar e-mails e conhecer redes sociais, seus benefícios e riscos.
O programa é uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), do Programa Educação Inclusiva e do Programa Bolsa Família, em parceria com o Programa Estação da Juventude.
Dúvidas falar com Márcia Oliveira no Programa Estação Juventude tel. 3281-3011 ramal 305.
Clique aqui e confira o formulário
Autor: Ascom/PMPA