CrediBahia promove inclusão social no interior do Estado

• Publicado no dia: 03-09-2015

Com um total de R$ 43.025.654,39 liberados, somente este ano, através de 14.636 contratos, que beneficiam diretamente a 4.811 empreendedores. O Programa Estadual de Microcrédito (CrediBahia) vem se transformando numa grande ferramenta de inclusão social, gerando emprego e renda em todo interior baiano.

Executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras municipais, o CrediBahia conta, atualmente, com 184 postos de atendimento em 182 municípios.

O secretário Estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, tem como proposta ampliar a atuação do CrediBahia. Neste sentido, destacou os encontros encerrados na quinta-feira (27), em Barreiras, quando técnicos da Coordenação de Microfinanças da Setre foram manter contatos com gestores e agentes de crédito. Essas reuniões já ocorreram em Ribeira do Pombal, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ipirá, Jequié, Guanambi, Ilhéus, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim e Barreiras.

“Reunimos nesses encontros do CrediBahia representantes de 144 municípios dos 27 Territórios de Identidade para apresentar os números do Programa do Governo do Estado e ampliar as possibilidades de trabalho dos empreendedores que não têm acesso às tradicionais linhas de crédito. Queremos proporcionar alternativas de geração de renda para essas pessoas”, afirmou o secretário Álvaro Gomes.

O coordenador de Microfinanças Solidárias da Setre, Weslen Moreira, fez um balanço positivo dessas atividades. “Com certeza haverá um incremento ainda maior dos negócios e até o final do ano vamos abrir, pelo menos, mais sete postos de atendimento do CrediBahia no interior do Estado”, diz.

Segundo Moreira, o Governo do Estado pretende disponibilizar ainda este ano mais R$ 50 milhões para fomentar empreendedores de pequenos negócios em toda Bahia. “Procuramos sensibilizar prefeitos e secretários municipais mostrando que os frutos do programa são estratégicos para o desenvolvimento da economia do município”, destaca, afirmando que o CrediBahia vai tentar novos públicos, principalmente moradores dos empreendimentos do programa “Minha Casa Minha Vida” e vendedores ambulantes, particularmente aqueles que trabalham nas festas populares da Bahia.

O CrediBahia é um programa de crédito orientado, que incentiva as atividades produtivas e a geração de emprego e renda. Os juros são de 5% ao ano e o público predominante do programa é formado por 61% de mulheres e 39% de homens. 86,8% das atividades do programa são dirigidos para a área de Comércio, sendo 10,6% em Serviço; e 2,6% na Indústria.

Ascom Setre
    28.08.2015