CREAS recebe assistência da Secretaria do Estado

CREAS recebe assistência da Secretaria do Estado

CREAS recebe assistência da Secretaria do Estado

Os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) nos dias 23 a 25 de julho receberam assessoramento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES/BA), com o objetivo de fortalecer o serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade (PSC).

No dia 24, na Casa dos Conselhos, as técnicas da SEDES(BA) em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Paulo Afonso e do CREAS realizaram uma reunião ampliada com a Rede Sociassistencial do Município e as Entidades da Rede Privada com vínculo no SUAS, Secretaria de Saúde e Educação, Ministério Público, Segurança Pública, Caps AD, para discutirem os encaminhamentos e aprimoramento das ações realizadas com adolescentes.

São consideradas medidas socioeducativas em meio aberto, aquelas em que os adolescentes autores de ato infracional, por meio de encaminhamentos da vara da infância e da adolescência podem cumprir com responsabilidade sem perder o direito de ir e vir: Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei nº 8.069/1990), aplicáveis aos adolescentes considerados autores de atos infracionais.

As medidas socioeducativas elencadas no art. 112 do ECA são as mais adequadas para  acompanhar, auxiliar e orientar o jovem, devendo ainda ser levada em conta a  capacidade de cumpri-las, de acordo com as circunstâncias e a gravidade da infração.

O objetivo principal é não só evitar que o adolescente venha novamente a praticar ato infracional, mas, sobretudo ajudá-lo na construção de um projeto de vida, respeitando os limites e as regras de convivência social, buscando sempre reforçar os laços familiares e comunitários.

Autor: ASCOM / PMPA

Artigos Relacionados

Galeria de Fotos