A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do CRAS Barroca – Centro de Referência da Assistência Social, realizou neste domingo, 31 de maio de 2015 em parceria com a SECULT – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a execução do Projeto Transformando Lixo em Cultura. A culminância do Projeto aconteceu no Parque Belvedere às 14h, onde tivemos a oportunidade de expor todas as peças confeccionadas pelo SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de idosos. Foi trabalhada com os idosos uma peça teatral em que o foco principal é a reutilização de materiais recicláveis, além de uma oficina de reaproveitamento, oferecida pela artesã da AGAPPA – Associação do Grupo de Artesãos Produtores de Paulo Afonso. Esse projeto surge como um diferencial no uso do lixo, pois trabalha com a conscientização do uso responsável e com a preocupação com o Meio Ambiente, para oferecer uma alternativa proveitosa para o aproveitamento de materiais que seriam jogados fora.
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Barroca é um espaço público estatal, localizado em áreas de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais às famílias e indivíduos visando ao desenvolvimento psicossocial e à melhoria da qualidade de vida.
O CRAS – Barroca fica localizado na Rua Luíz Gonzaga, s/n Bairro: Barroca Tel: 3282-3621. Tem como objetivo garantir a Proteção Social Básica aos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, priorizando beneficiários do PBF (Programa Bolsa Família) e do BPC (Benefício de Prestação Continuada), prevenindo situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Autor: ASCOM/PMPA