O Projeto Natal Social 2018 segue reunindo pauloafonsinos e visitantes na Praça das Mangueiras até o próximo domingo (30). Em sua penúltima semana, a 6ª edição da festa que resgata a tradição natalina, organizada pela Prefeitura de Paulo Afonso, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, recebeu convidados especiais que se juntaram às atrações locais para enriquecer a programação.
Na sexta-feira (21), o Chá Dançante com a Melhor Idade animado pela Orquestra do Colégio Montessori e Anderson e Banda abriu a programação, antecedendo a apresentação do coral infantil formado por alunos da rede municipal da cidade de Jatobá. Outra novidade foi o belo show de canções natalinas e religiosas, e mensagens de reflexão, apresentado pelo coral dos alunos do curso de medicina da Univasf Campus Paulo Afonso. Rafael di Oliveira e seu grupo encerraram a noite com um momento de músicas instrumentais.
Um dos shows mais aguardados da programação superou a expectativa da organização do Natal Social. Além de relembrar sucessos inesquecíveis de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca, a Orquestra Sanfônica de Aracaju animou a noite do sábado (22), completando o repertório com músicas clássicas e populares que agradaram a jovens e adultos. Para o maestro Evanilson Vieira, o repertório do grupo, que mescla músicas nordestinas, natalinas e populares, quebra barreiras e chama a atenção do público jovem para a beleza da música instrumental, especialmente tocada por acordeons.
“Nosso projeto, que está em seu 12º ano, é um trabalho diferente criado em Aracaju e que já viajou pelo Brasil inteiro, e vem ajudando a mudar o pensamento das pessoas sobre a música instrumental. De uma forma harmonizada, nós tocamos músicas nordestinas, populares, clássicas e MPB. Transformar o mais variado repertório nacional e internacional em arranjos de uma orquestra formada por sanfoneiros tem repercutido bastante e agradado a pessoas de todas asa idades”, diz o maestro Evanilson Vieira.
O destaque do show foi o sanfoneiro Robertinho dos oito baixos, filho dos saudosos Gerson Filho e Clemilda. Robertinho, que fez uma participação especial tocando e dançando no meio da plateia, disse que em Paulo Afonso se sente em casa e agradeceu ao público que dançou junto com ele.
“Esta foi a terceira vez que eu toquei em Paulo Afonso e, mais uma vez me surpreendi com o carinho do povo dessa cidade. A Prefeitura está de parabéns por realizar uma festa tão bonita, e eu agradeço ao público pela receptividade”, disse o sanfoneiro.
Ainda no sábado, evangélicos e católicos continuaram na praça para assistirem ao show da cantora Daiane e o musical Família de Nazaré, encenado pela Comunidade Arca da Aliança.
No domingo (23), depois do Cine Natal, as crianças se divertiram com as intervenções do palhaço Palito entre as apresentações do Coral Sementinhas de Cristo, da Barragem Leste-AL; o show dos alunos do Projeto Inglês no meu Bairro; o Ballet do Creas com a participação da Escola de Dança Ballet e Cia e os espetáculo PJ Masks, da Coxiar Produções, e Soldadinho de Chumbo, da Escola Municipal de Arte Educação.
Para comemorar o Natal, nos dias 24 e 25, a organização preparou uma programação especial. Na segunda-feira (24), depois do Cine Especial de Natal, a Coxiar Produções apresentou a Patrulha Canina e o Especial de Natal. Na terça-feira (25), os shows de Paulinho Santos e o Quinteto Católico e do cantor Jonny Mendes reuniram religiosos de Paulo Afonso e de várias cidades da região.
Jonny Mendes, que veio de Taguatinga, no Distrito Federal, especialmente para cantar no Natal Social de Paulo Afonso, disse que acredita no poder da música religiosa para transformar pessoas e incentivar a prática do bem. “Todas as formas de comunicação, se colocadas a serviço da paz, podem influenciar positivamente. Eu acredito que, através da mídia eletrônica, nós podemos gravar o evangelho no coração das pessoas, e a música, especialmente, tem um papel muito importante porque motiva a prática do bem”, concluiu.
Confira as últimas atrações da programação que se encerra no próximo domingo (30):
Dia 26 (quarta-feira), a partir das 19h30:
Orquestra do Colégio Carlina Barbosa de Deus;
Coral do Colégio Carlina Babosa de Deus;
Flauta Doce da Escola Municipal Casa da Criança I;
Banda Remanescente da Igreja Batista Evangelizadora;
Dia 27 (quinta-feira), a partir das 19h30:
Orquestra Harmonia Celeste da Igreja Evangélica Assembléia de Deus;
Coral Zênite da Igreja Adventista do Sétimo Dia;
Orquestra Filarmônica 24 de junho de Jeremoabo;
Dia 28 (sexta-feira), a partir das 19h30:
Orquestra Filarmônica de Delmiro Gouveia-AL;
Banda Som de Adoradores da Igreja Assembléia de Deus;
Show Gospel com Deise Débora e Banda da Igreja Pentecostal do Brasil;
Dia 29 (sábado), a partir das 19h30:
Banda Cânticos de Adoração da Igreja Assembléia de Deus;
Show gospel com o cantor Armando Filho;
Dia 30 (domingo), a partir das 17h:
Cine Natal;
Orquestra do Creas;
Animação e brincadeiras com palhaço;
Maria Eliza da Silva, aluna da Escola Municipal João Bosco;
Espetáculo Infantil Miraculous e o Especial de Natal, da Coxiar Produções.
Autor: ASCOM/PMPA