Controle de Zoonoses oferece serviços e informação no combate a doenças

  • Publicado no dia: 10-09-2015
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Em alguns casos, as doenças que os animais desenvolvem podem ser muito perigosas para os seres humanos, essas doenças são conhecidas como zoonoses. Mas com quem podemos contar para tirar dúvidas sobre esse perigo? Boa parte das pessoas não sabe, mas elas podem contar com o trabalho oferecido pela Prefeitura de Paulo Afonso através da Unidade de Controle de Zoonoses.
    Em Paulo Afonso o trabalho dessa unidade está muito relacionado ao combate do mosquito da dengue, mas a equipe faz uma ação muito mais ampla.

     

     
    É o que explica Edenilde de Lima Torres, sanitarista e coordenadora do Controle de Zoonoses de Paulo Afonso. “Além do programa de dengue, desenvolvemos programas de combate à Leishmaniose e Doença de Chagas” ressalta.
    Para envolver e orientar a população, Edenilde, também conhecida como Nildinha, destaca o trabalho de educação em saúde com projetos de mobilização social que desenvolve com diversos setores. “É muito importante a participação da comunidade, para que ela esteja atenta aos riscos”, reforça a coordenadora ao falar sobre a ação educativa.

     

    Serviços – As pessoas que criam animais domésticos sabem que todo cuidado é pouco com doenças como raiva e leishmaniose, letais para os animais e para o homem. Por isso, a Unidade de Controle de Zoonoses oferece diversos serviços de forma gratuita para a população no combate e prevenção dessas e outras doenças.
    Edenilde Torres reforça que se houver suspeita de raiva ou leishmaniose o cidadão pode entrar em contato com a Prefeitura e o serviço recolhe o animal (mesmo que seja de rua) e o deixa sobre observação com os cuidados de uma veterinária. Se confirmado, o animal (gato ou cachorro) será sacrificado de forma adequada. Além disso, diariamente ficam à disposição vacinas contra a raiva.

     

    Autor: ASCOM – PMPA