Construção de posto de apoio da saúde no Alto do Araticum beneficia população indígena

  • Publicado no dia: 18-12-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Em busca de ofertar atendimentos às comunidades de Paulo Afonso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a construção, ampliação e requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).


    Ampliando essa rede, a gestão realiza a construção de um posto de apoio da saúde, localizado no povoado Alto do Araticum, voltado para a tribo indígena Truka Tupan. O local vai disponibilizar serviços da Atenção Básica.


    O posto é uma extensão da UBS do Bairro Boa Esperança e vai beneficiar cerca de 40 pessoas. Os atendimentos vão ser realizados uma vez por semana, com médico, enfermeiro e técnico.


    “A meta da Prefeitura é fazer com que todo cidadão de Paulo Afonso tenha acesso aos serviços de saúde o mais próximo de onde residem, por isso estamos ampliando, construindo e requalificando esses espaços, para que nossa população tenha a cada dia um serviço de qualidade e que contribua com a melhoria da vida”, afirma o prefeito Luiz de Deus.


    O secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde, afirma que outras obras estão sendo realizadas. “Além desse posto indígena, como o batizamos, vamos ter intervenções nas unidades da Caiçara I, Barro Vermelho e a transformação dos espaços Arte Tecer do Jardim Aeroporto e Dernival Oliveira, conhecido popularmente como Siriema, em espaços de saúde para os moradores”, acrescenta.


    Unidades e espaços que já foram entregues


    Na última terça-feira (17), o prefeito Luiz de Deus realizou a entrega da requalificação da UBS do povoado Sítio do Tará. O prefeito Luiz de Deus entregou o prédio totalmente reformado, objetivando proporcionar mais qualidade e agilidade no atendimento.


    Em novembro, também foram entregues a construção da área ambulatorial do Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA), no BTN, e o Posto de Acolhimento da Secretaria de Saúde, que tem como propósito suprir as necessidades de assistidos pelo Tratamento Fora Domicílio (TFD), bem como toda a sociedade.


    O local é composto de sala de espera climatizada, bem como uma sala de enfermagem, com estrutura necessária para o atendimento, caso haja alguma intercorrência.

     

    Autor: Ascxom/PMPA