Construção de posto de apoio da saúde no Alto do Araticum beneficia população indígena

Construção de posto de apoio da saúde no Alto do Araticum beneficia população indígena

Construção de posto de apoio da saúde no Alto do Araticum beneficia população indígena

Em busca de ofertar atendimentos às comunidades de Paulo Afonso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a construção, ampliação e requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Ampliando essa rede, a gestão realiza a construção de um posto de apoio da saúde, localizado no povoado Alto do Araticum, voltado para a tribo indígena Truka Tupan. O local vai disponibilizar serviços da Atenção Básica.


O posto é uma extensão da UBS do Bairro Boa Esperança e vai beneficiar cerca de 40 pessoas. Os atendimentos vão ser realizados uma vez por semana, com médico, enfermeiro e técnico.


“A meta da Prefeitura é fazer com que todo cidadão de Paulo Afonso tenha acesso aos serviços de saúde o mais próximo de onde residem, por isso estamos ampliando, construindo e requalificando esses espaços, para que nossa população tenha a cada dia um serviço de qualidade e que contribua com a melhoria da vida”, afirma o prefeito Luiz de Deus.


O secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde, afirma que outras obras estão sendo realizadas. “Além desse posto indígena, como o batizamos, vamos ter intervenções nas unidades da Caiçara I, Barro Vermelho e a transformação dos espaços Arte Tecer do Jardim Aeroporto e Dernival Oliveira, conhecido popularmente como Siriema, em espaços de saúde para os moradores”, acrescenta.


Unidades e espaços que já foram entregues


Na última terça-feira (17), o prefeito Luiz de Deus realizou a entrega da requalificação da UBS do povoado Sítio do Tará. O prefeito Luiz de Deus entregou o prédio totalmente reformado, objetivando proporcionar mais qualidade e agilidade no atendimento.


Em novembro, também foram entregues a construção da área ambulatorial do Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA), no BTN, e o Posto de Acolhimento da Secretaria de Saúde, que tem como propósito suprir as necessidades de assistidos pelo Tratamento Fora Domicílio (TFD), bem como toda a sociedade.


O local é composto de sala de espera climatizada, bem como uma sala de enfermagem, com estrutura necessária para o atendimento, caso haja alguma intercorrência.

 

Autor: Ascxom/PMPA

Artigos Relacionados

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Paulo Afonso informa que o Portal do Servidor já está disponível para acesso.

COMO ACESSAR?

*Utilize seu CPF como login e senha.

Ao entrar, será necessário criar uma nova senha para maior segurança.

Acesse o portal e tenha mais praticidade na consulta de seus dados e serviços.