Atendendo à solicitação da Secretaria Municipal de Turismo, o grupo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) realizou uma visita turística exploratória à Usina Hidrelétrica Apolônio Sales. O objetivo principal da visita foi verificar a acessibilidade para cadeirantes, idosos e gestantes.
De acordo com o Censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, o Brasil possui cerca de 46 milhões de habitantes (24% da população) com deficiência intelectual, motora, visual e auditiva. Dentre eles, há muitos viajantes frequentes, segundo constatou o Ministério do Turismo, numa pesquisa realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos. Daí, a necessidade de adequar os pontos turísticos às condições dos visitantes.
Inaugurada em 1977, a UHE Apolônio Sales (antiga Usina Moxotó) possui um reservatório de 100 metros quadrados, com capacidade de armazenamento de um bilhão de metros cúbicos de água, sendo uma das seis hidrelétricas que compõem o complexo da Chesf. Na área externa, a usina possui um jardim com área verde, flores, gramado, mastro e rocha inaugural da obra, além de uma linda visão do lago com a natureza, o acesso ao piso superior do salão das máquinas com a leitura do significado da energia em mutação e no piso das unidades geradoras possui uma carranca do Rio São Francisco, que segundo a lenda, afugenta maus espíritos.
Autor: ASCOM/PMPA