Conselho Municipal de Saúde aprova criação de nova unidade de saúde da família em Paulo Afonso

  • Publicado no dia: 23-05-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Em reunião que aconteceu nesta quarta-feira (22), no auditório da Casa dos Conselhos, a equipe da Atenção Básica à Saúde da Prefeitura de Paulo Afonso se reuniu com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) para apresentar a proposta de transformação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, PACS Josefino Teixeira, em uma nova unidade de Estratégia de Saúde da Família.


    De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Simone Pimentel, a mudança traz benefícios, principalmente para os pacientes, que atualmente são atendidos na USF do bairro Perpétuo Socorro. A partir da criação da unidade, que funcionará na Rua Santos Dumont, esses pacientes passarão a ser atendidos próximos de suas residências.


    “Com a transformação do PACS em Estratégia de Saúde da Família, e naturalmente a ampliação da equipe de profissionais, os pacientes terão mais comodidade e ganham também atendimento à saúde bucal, um sonho que eles acalentavam há muito tempo”, explica.


    Com a aprovação da proposta pelo Conselho Municipal de Saúde, o processo de mudança segue para o Núcleo Regional de Saúde e instituições federais, até ser aprovado pelo Ministério da Saúde.


    Simone explica que, para a concretização, o projeto tinha que ser aprovado pelo CMS, que entendeu os benefícios e aprovou. A coordenadora ressalta que as obras estão em fase de finalização e a unidade começará a funcionar nos próximos meses. Ainda segundo ela, para a implantação, o Ministério da Saúde disponibiliza 27 mil reais e 10.260,00 reais mensais para custeio de despesas com atenção básica e saúde bucal. A contrapartida do município é de cerca de 10 mil reais.


    “Para fazer qualquer mudança de unidade de saúde, o primeiro passo é apresentar o projeto ao Conselho Municipal de Saúde. Tivemos a aprovação e agora, seguem-se os trâmites legais, e até o final do ano teremos a resposta para criação oficial da nova unidade. Mas, o imóvel já foi alugado, as obras estão na fase final e acreditamos que nos máximos 60 dias a unidade já estará funcionando”, disse Simone.

    Autor: Ascom/PMPA