Conferência Municipal discute melhorias para as Políticas Educacionais

  • Publicado no dia: 27-05-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Na manhã de sexta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a Conferência Municipal de Educação 2013. Com a temática: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”; o objetivo foi  discutir e selecionar propostas para que sejam encaminhadas pelos delegados eleitos para a conferência estadual, a partir do mês de junho deste ano e, posteriormente, à Conferência Nacional de Educação em 2014.

    Diversos segmentos representativos da sociedade pauloafonsina foram convidados para enriquecer os debates, parametrados pelos eixos: O PNE e o sistema nacional de educação: organização e regulação; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

    Os grupos de discussões abordaram os temas: Responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino na elaboração e implementação dos planos decenais de educação; Educação Integrada: articulação setorial entre educação, cultura, esportes, ciências, tecnologia, saúde e meio ambiente; Concepções curriculares, políticas pedagógicas e condições de aprendizagem; Valorização dos Profissionais da Educação: desafios e perspectivas. Os palestrantes foram os educadores: Railda de Freitas Campos Campestrini, Cleidinilson de Jesus Cunha, Alex Gonçalves Muniz e Márcio Nicory Costa Souza, todos da Rede Federal de Ensino (IFBA de Paulo Afonso).

    Os delegados eleitos para representarem o município de Paulo Afonso, na Conferência Estadual de Educação, foram: da Educação Básica: Abdênio Paiva de Menezes; da Educação Superior: Maria Gorette Moreira; do Sindicato da Categoria: Marivanda Maria Varjão; de Pais de Alunos: Dulce de Souza Teixeira; de Conselho: Jucileide de Carvalho Ambrósio Lago. A Conferência será realizada a partir de junho.

    No discurso de abertura, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, representando o prefeito, Anilton Bastos, frisou que a educação se faz com a participação da sociedade para o engrandecimento e progresso do município. Já a Secretária Municipal de Educação Selma Carvalho, em seu discurso, agradeceu a presença dos conferencistas, enumerou as diversas ações desenvolvidas pela pasta municipal que gerencia e concluiu: “A Educação é um direito de todos e dever dos governantes. Todos nós somos responsáveis por um país melhor e digno para todos os brasileiros. Muito obrigada pela contribuição de vocês que se fazem presentes. Boa conferência para todos”.

     

    Autor: ASCOM / PMPA