Comunidade recebe palestra informativa sobre diabetes

  • Publicado no dia: 01-10-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A equipe do PSF Irmã Rita realizou, junto à comunidade, uma palestra educativa sobre a prevenção do pré-diabético. A palestra aconteceu no Clube dos Teimosos.

    O diabetes é considerado um sério problema de saúde pública, tanto devido ao número de pessoas afetadas quanto às suas complicações, suas incapacitações. Uma das complicações mais temidas ocasionadas pelo diabetes é a perda de um pé ou uma perna.

    A equipe do PSF orienta os diabéticos que mantenham os pés limpos e secos, é importante lavá-los regularmente, usando água morna e sabão neutro, usem toalha macia para secá-los, não se esqueçam de enxugar entre os dedos, cortem as unhas em linha reta e lixem delicadamente, examinem seus sapatos sempre antes de calçá-los, prefiram sempre meias de algodão, evitem meias com costuras e não usem os sapatos sem meias.

    Com estes cuidados, você estará minimizando os riscos de infecções nos pés de paciente com diabetes, que sem estes cuidados, muitas vezes precisa ser submetido a cirurgias de mutilação, as amputações.

    Autor: ASCOM / PMPA