Mais um passo foi dado pela gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), para o incentivo à paz nas escolas públicas e particulares do município – a reunião para formação do Comitê Cultura de Paz. Composto por diversas instituições, o órgão tem como objetivo principal disseminar o amor, a tolerância e a união por meio de atividades e ações envolvendo alunos e a comunidade escolar.
O grupo esteve reunido nesta segunda-feira (24), com a participação de representantes da Seduc, Diocese Nossa Senhora de Fátima, Associação Baiana dos Ministros Evangélicos (Abame), Ordem dos Advogados (OAB), APLB SINDICATO, Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Tutelar, além de representação de pais e das escolas privadas.
Durante o encontro, a secretária Elza Brito apresentou as ações que vêm sendo desenvolvidas pela rede municipal. “Nossas ações têm como premissa subsidiar a práticas pedagógicas dialogicamente, desenvolvendo a escutatória, promovendo os direitos humanos e liberdades fundamentais, baseados no respeito, educação, ética, convivência, solidariedade, preservação do planeta e cooperação, importantes para uma vida em sociedade”, fala.
Na reunião, a Diocese de Paulo Afonso apresentou o Projeto de Valorização da Vida que desenvolveu em parceria com a Seduc. Ironeide, técnica da Seduc, explanou as ações que o município já desenvolve com a Rede Municipal de Proteção à Infância e à Juventude (PROIJ).
Elza explicou que o grupo estará promovendo uma grande ação, no dia 5 de maio, com uma Caminhada pela Paz, envolvendo toda a comunidade. “O que nós queremos é chamar a atenção de toda a sociedade e assim, possamos combater essa onda de desamor, que tem causado tanta violência caminhando juntos de mãos dadas por uma cidade de paz”.
Autor: Ascom/PMPA