Comitê de enfrentamento às arboviroses intensifica ações de combate ao mosquito aedes aegypti

• Publicado no dia: 15-04-2021

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (15), a Vigilância em Saúde apresentou o Plano de Contingência Municipal para prevenção e controle das epidemias da dengue, zika e chikungunya. A ação, que objetiva intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, foi demonstrada aos membros do comitê, composto por diversas secretarias.

Fazem parte do órgão profissionais da Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Primária a Saúde, Zoonoses, Meio Ambiente, da Administração do Bairro Tancredo Neves e da Base Regional de Saúde do Estado. “O momento de hoje foi para apresentação do plano com o objetivo de alinhar as principais ações para evitar nova epidemia”, ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde, Micheline Moreira.

“Há um ano estamos envolvidos no combate a covid, mas o Aedes aegypti também é uma dura realidade, então implantamos o comitê das arboviroses e traçamos o plano de enfrentamento para que possamos evitar e combater a dengue, zika e chikungunya, tendo em vista que o ano passado tivemos grande aumento do número de casos”, explica a coordenadora do Programa de Controle das Arboviroses, Olímpia Ribeiro.

Entre as principais atividades do plano estão as preventivas, corretivas e contingenciais. O telefone para denúncia ou dúvidas da Unidade Controle de Zonoses é (75) 3281 0193, de segunda a sexta, das 7h às 17