Na noite de terça-feira (18), no Auditório do CEMPA, a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a abertura oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apresentação coreográfica, acolhida, mensagem de otimismo e as diretrizes e os princípios do Pacto foram apresentados à plateia que lotou o recinto. Na quarta e quinta-feira, aconteceram as formações nas nove turmas, aproximadamente 250 professores da Rede Municipal de Ensino do meio rural e urbano.
A mesa da solenidade foi composta pelo vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, pela secretária de Educação, Selma Carvalho, pela coordenadora Municipal do Pacto, Heloísa Veras, pela diretora do Departamento Financeiro da SME, Maria do Carmo Santos e pela diretora do CEMPA, Dulcineide Marques. Estiveram presentes também diversos gestores escolares e professores de Língua Portuguesa e Matemática das escolas do campo, do 1º, 2º e 3º anos da Rede Municipal de Ensino que participarão das formações que visam a aprimorar a qualificação para o processo da alfabetização e do letramento.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Sabendo-se que essa é das metas do Plano Nacional de Educação que está prestes a ser aprovado no Congresso Nacional. Em seu discurso, o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, representando o Executivo Municipal, lembrou o seu tardio acesso à alfabetização, por residir no meio rural, e declarou: “Tudo o que nós pudermos fazer para melhorar a educação deste município será feito com muita dedicação, carinho, compromisso e responsabilidade”.
A secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, elogiou todos os professores da Rede Municipal pelo trabalho brilhante que já fazem em sala de aula, pela luta diária dos alfabetizadores, externou agradecimentos aos coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais funcionários da Educação. “Estamos sempre fazendo esforços para melhorar a nossa Educação. Abraçamos as parcerias, oferecemos todo o apoio necessário e estamos investindo muito em formações continuadas para os professores, na certeza de que os nossos alunos aprendam e progridam cada vez mais”, concluiu a secretária.
Autor: ASCOM / PMPA