Teve início na manhã desta quinta, 23, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Autoridades e sociedade civil estiveram presentes à abertura do evento, que visa a debater assuntos que irão trazer para a sociedade reflexões sobre a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de eleger delegados municipais que representarão o Município na Conferência Estadual.
Fizeram parte da mesa, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara; o bispo Diocesano, Dom Guido; o prefeito em exercício, Jugurta Nepomuceno, a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Magda Moreira; o professor Gilberto Gomes e a coordenadora do Conselho Tutelar em Paulo Afonso, Simone Maria.
Para o prefeito em exercício, Jugurta Nepomuceno, a Conferência é uma forma de incentivar políticas públicas com qualidade. “Esperamos que nestes dois dias, possamos contribuir para a construção de políticas públicas, que auxiliem na Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este evento, sem sombra de dúvida, é um marco no respeito a esse segmento da nossa sociedade”, ressalta Jugurta.
A primeira palestra do dia foi proferida pelo procurador da República em Paulo Afonso, Samir Nachef, com o tema: A Proteção dos Direitos em um Contexto de Desigualdades. Durante a conferência, ainda irão palestrar Marcos Pereira da ONG Cáritas, que falará sobre Participação da Criança e do Adolescente nos Espaços de Construção e Cidadania; Daniel Miranda, da Rede Protagonismo Juvenil, sobre o Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; logo após, quem comanda a palestra é Sandra Santos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia (CEDECA), com o tema Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. A última palestrante do dia é Eleni Dantas, também da CEDECA, que discutirá a questão da Gestão Pública.
Autor: ASCOM/PMPA