O Ensino de Jovens e Adultos (EJA), voltado para o público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada, tem sido um dos focos da Secretaria de Educação, que pretende aumentar a participação dessas pessoas na sala de aula.
Dentro desse objetivo, a Seduc realiza ferramentas com a missão de melhorar a metodologia, ofertando capacitações para os professores que trabalham com a modalidade. Dentre as atividades ofertadas, acontece nesta sexta (29) e sábado (30), formação e oficinas para os 83 educadores que estão à frente do EJA.
Na sexta (29), a formação acontece na Escola João Bosco, das 18h às 22h. A programação conta com palestra que tem como tema Educação de jovens e adultos: um olhar sobre a metodologia de ensino, com João Gabriel de Carvalho Marcelino e a psicóloga Juliana Nicácio.
Na oportunidade terão as apresentações artísticas contemplados na Lei Aldir Blanc, com Luanderson e Forró Seis Cordas e o Grupo de teatro Roda da Barauna, com a peça Repenique, além de apresentação cultural dos alunos da EJA da Escola Raimundo Toledo.
Já no sábado (30), serão realizadas oficinas nos períodos da manhã e tarde, no Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (Cempa), das 7h às 11h e das 13h às 17h. “Esta programação ofertada pela Prefeitura, por meio da Seduc, é de extrema importância para os professores do EJA, para que possam estar ainda mais preparados para atender esses alunos, que estão fora de faixa e necessitam de maior atenção para que não desistam de completar os estudos, uma vez que o número da evasão é um dos motivos de preocupação para a Educação”, diz a coordenadora Bel dos Anjos.
Autor: Ascom/PMPA