Com aprovação pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRSF), a Sementeira de Paulo Afonso recebe o projeto de construção e recuperação de módulos para o cultivo de mudas nativas. Com a nova adequação, possibilitará que a unidade produza até cem mil mudas por ano.
Com investimento em torno de R$ 700 mil, a obra é financiada pelo fundo do Comitê, através da aprovação do projeto da Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
Para dar início às obras, foi realizado nesta terça-feira (17), uma visita técnica com representantes do Comitê, Agência Peixe Vivo, da empresa executora GOS Florestal e dos secretários do Meio Ambiente, Ivaldo Sales, e de Infraestrutura, Francisco Alves, que juntos alinharam as etapas e prazos para a construção dos módulos, bem como, o retorno da obra de revitalização do Lago da Siriema, popularmente conhecido como Lago Senhor do Bonfim.
“Alinhamos que na próxima semana, a Prefeitura vai realizar algumas adequações nos terrenos para possibilitar o recebimento dos módulos a ser construídos. Vamos proceder com uma limpeza na área, abertura de um acesso para a GOS Florestal adentrar e iniciar a construção das estações”, explicou Francisco.
Ainda segundo ele, durante o encontro foi discutido sobre o retorno das obras de revitalização do Lago sob responsabilidade do Comitê.
“Conversamos com as empresas para um retorno na execução das obras do lago que ainda não foi concluído. Como os recursos financeiros são administrados pelo próprio Comitê, a Prefeitura solicitou uma brevidade no retorno e conclusão da obra”, reforça.
Para a engenheira agrônoma, Rayssa Baleiro, da Agência Peixe Vivo representante do Comitê Hidrográfico, a visita foi essencial para dar prosseguimento as próximas etapas. “A empresa executora já realizou a construção do centro de apoio, escritório, banheiro, espaço para armazenamento de material e a ampliação do módulo de produção. A próxima fase é de responsabilidade da Prefeitura, com uma adequação no terreno necessária para a viabilização das estações”, frisa.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Paulo Afonso foi contemplado com a criação desse projeto. ” Hoje, temos uma produção máxima de 30 mil mudas, e com esse projeto podemos ofertar até 100 mil mudas. É de grande valia para o Meio Ambiente e para o município”. Para Ivaldo, o projeto de ampliação da Sementeira é um desejo antigo, e assim que iniciar as produções, as mudas serão utilizadas para arborização de equipamentos públicos, urbanização e revitalização de áreas ambientais.
O projeto Sementeira é uma das ações de recuperação e preservação do meio ambiente que estão sendo intensificadas no município para oferecer uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos pauloafonsinos.
Autor: ASCOM/PMPA